PUBLICIDADE

0 De Arraias a Pedro Afonso: Vai curtir o carnaval no Tocantins? Conheça cinco alternativas ecléticas

Conhecido por sua cultura, tradição popular e potencial turístico, o Tocantins é um estado que oferece muitas opções para quem pretende curtir o carnaval, com alternativas para todos os gostos. Abaixo, listamos algumas das atrações que você pode escolher para aproveitar o melhor da folia de momo.
Carnaval do Entrudo


O carnaval de Arraias pulsa com o ritmo do Entrudo, uma festa de alegria e exageros. É uma folia diferente, que vem desde o Império, na qual a estrela da festa é a água, muita água. Durante os quatro dias, os foliões saem às ruas da cidade molhando quem encontrar pela frente. A brincadeira é acompanhada por tocadores de sanfona e zabumba, entoando antigas marchinhas. Ninguém fica zangado e todo mundo entra no clima do molha-molha.
Carnaval da Fé


O Palmas Capital da Fé é realizado na capital Palmas e reúne artistas do cenário regional e nacional da música gospel e católica. O evento tem como público-alvo a família e conta com praça gastronômica. As apresentações serão na área ao lado do Estádio Nilton Santos, na região sul da cidade, com entrada gratuita. Entre os nomes confirmados para este ano está o do padre Fábio de Melo e das cantoras Aline Barros e Damares.
Carnaval na natureza


Quem quer fugir da agitação e prefere um carnaval mais tranquilo, uma das opções é ir visitar as belezas naturais do Tocantins. Entre as sugestões estão o Jalapão, a região das Serras Gerais, as praias e lagos do Cantão.
No Jalapão, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de Cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas. A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.
Já a região das Serras Gerais está localizada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga (sudeste do Estado) e faz parte da maior cadeia de serras do Brasil. Além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura.
Quem procura turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora pode visitar também a região do Cantão que abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais. A região, que compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, tem características singulares por ser área de transição entre os maiores ecossistemas brasileiros: a Amazônica e o Cerrado.
Carnaval Mistura de Ritmos


Dizem que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. No interior do Tocantins, o carnaval de rua mistura ritmos, formatos e reúne multidões. Dentre as cidades com o carnaval de rua mais tradicional do Estado estão Gurupi, Porto Nacional, Pedro Afonso, Araguatins, Araguaína e Palmas.
Em Gurupi, o carnaval acontecerá de 1º e 5 de março e o circuito da folia será na Avenida Pará, em frente ao Centro Administrativo da UnirG. A festa contará com a participação de diversos cantores locais e do cenário nacional como Cleber e Cauan, Guilherme e Santiago, Banda Babado Novo e o grupo Forró do Muído.
Já em Porto Nacional, a festa também está prevista para acontecer entre os dias 1º e 5 de março, no Espaço Cultural Beira Rio. Na programação, atrações locais e o tradicional evento do desenterro da buiuna e desfile dos bonecos gigantes. Entre as atrações nacionais estão os cantores Igor Kannário, Lauana Prado, Ed City e Forró do Muído.
No carnaval de Pedro Afonso, a folia também rolará solta ao som de Israel e Rodolfo, Lauana Prado, Alex Maxx, entre outros artistas do cenário nacional e local. A festa começará dia 1º e seguirá até o dia 3 de março. A programação também contará com matinês e a apresentação tradicional do Bloco das Quengas, que percorrerá as principais ruas da cidade com muita alegria e irreverência.
O carnaval de Araguaína terá quatros dias de programação na Avenida Via Lago. A festa será aberta a todo o público, entre os dias 2 e 5 de março, sempre a partir das 17 horas. Duas atrações já foram confirmadas para a festa: a Banda Swing do Negão e a dupla Felipe e Mateus. A festa terá uma programação especial para as crianças, na tarde do domingo, 3.
Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.
Na Capital, além do evento organizado pelo município, os palmenses contarão também com a opção do Palmas Folia que será realizado por uma empresa privada, entre os dias 2 e 5 de março. A ideia é resgatar a cultura carnavalesca, atraindo milhares de turistas, além de aquecer a economia.
Os eventos contam com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Haverá também ações educativas com a entrega de materiais de órgãos do Governo.
Carnaval Bonecos Gigantes


No distrito de Taquaruçu, em Palmas, uma tradição local é realizar, no carnaval, o desfile de bonecos gigantes, com shows e festas embaladas por marchinhas. Quem estiver por lá, poderá aproveitar também as várias cachoeiras e trilhas que o local oferece.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;