PUBLICIDADE

0 Chef Ruth Almeida apresenta menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

A riqueza e tradição da culinária indígena serão relembradas na Viagem Gastronômica no Xingu que acontece nesta sexta-feira e sábado, 22 e 23, a partir das 19 horas, no restaurante Raízes Gastronômicas, em Palmas. A ideia surgiu após uma vivência de quase 20 dias das chefs de cozinha tocantinenses Ruth Almeida e Malena Mota na Aldeia Amary, localizada no Parque Indígena do Xingu (MT), na região conhecida com Alto Xingu.



A Viagem Gastronômica vai oferecer um menu degustação com diferentes opções de entrada, prato principal e sobremesa com cardápios e receitas com produtos típicos do povo indígena e alimentos retirados diretamente da natureza, isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. O cardápio do Menu Degustação é dividido em Entradas, Pratos Principais e Sobremesas e foi especialmente desenvolvido pelas chefs Ruth Almeida e Malena Mota, com produtos trazidos diretamente da Aldeia para a ocasião.

Vivência


Ruth Almeida e Malena Mota integraram uma equipe multidisciplinar composta por chefs de cozinha e jornalistas que participaram do projeto de imersão na cultura indígena na Aldeia Amary. O encontro com os indígenas aconteceu no mês de janeiro e contou com a participação dos chefs de cozinha Roberto Neves (Belém-PA), Mônica Rangel (Visconde de Mauá-RJ), Ruth Almeida, Malena Mota, Visconde de Mauá e Thayla Godoy (São Paulo-SP).



Durante a estadia do grupo na aldeia, eles tiveram a oportunidade de aprender as técnicas de cozimento na fogueira e preparo de alimentos e observar como a cultura alimentar e ancestral dos indígenas. “É importante reconhecer as origens da nossa gastronomia e valorizá-la. Garantindo que esses ensinamentos ancestrais sobre a forma de preparar o alimento sejam compartilhados com profissionais da área de gastronomia, baseada na valorização e respeito às diferenças culturais”, explica Malena.

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos. “Trouxemos de lá muitas experiências em técnicas, ingredientes e redescobrimos nossa culinária mãe, que é a indígena, aprendendo com eles da melhor forma possível que é a simples, pois a simplicidade é tudo”, enfatizou a Chef.

Cardápio


Entradas: Moqueado do Xingu (lascas de peixe tambaqui moqueado, assado no fumeiro, servido com beiju de tapioca fresca) e Imbené (mingau de beiju de tapioca fresca, massa de Imbé - pequi- e frango caipira).
Pratos Principais: Almofadas de Tucunaré (postas de tucunaré recheadas com lasquinhas de tomate, sal do índio e pimenta xinguana, molho de maracujá picante, acompanhado de cuscuz de farinha d’água) e Pintado com Banana daTerra (filé de peixe pintado com redução de taperebá e pimenta xinguana, servido com banana da terra assada na brasa).
Sobremesas: Geléia de Mangaba com Pimenta do Xingu e Mousse de Buriti.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;