PUBLICIDADE

0 COMIDA DO PARÁ: Chef Ruth Rocha recebe chef Delano Souza e proporciona uma viagem à gastronomia marajoara




O restaurante Raízes Gastronômicas estava lotado de pessoas interessadas em apreciar um pouco das comidas típicas da Ilha do Marajó. É que a chef Ruth Almeida recebeu na noite da última sexta-feira, 29, o chef marajoara Delano Souza, que presenteou os palmenses com um cardápio surpreendente.

O menu foi degustação e contou com cinco pratos, entre entradas, prato principal e sobremesa. As receitas foram de lamber os dedos.

O primeiro prato foi uma CUMBUCA DE FRUTOS DO MAR, um mix de sabores que contou com camarão seco e polvo em sua composição. A receita também tinha carne de carangueijo, iguaria muito comum e adorada no Pará. Um prato leve e muito saboroso.



Em seguida, foi servido DADINHOS DE GURIJUBA NA CAMA DE JAMBÚ. Eu comeria esse prato em quantidades infinitas. Gurijuba é uma espécie de pescado muito consumida no Pará e no Raízes ele foi servido defumado e combinado com tucupi e jambú.



Para quem não sabe, tucupi é um líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca. De sabor singular, é um dos principais ingredientes da culinária paraense, sendo utilizado no pato no tucupi, tacacá e ainda no tempero de arroz. O chef Delano utilizou o tucupi para fazer um molho reduzido que entrou na composição do prato , juntamente com o jambú ( uma planta muito saborosa famosa por causar dormência na boca).

O primeiro prato principal foi o BOBÓ DE CAMARÃO, sensação da gastronomia paraense, e que não pode faltar em um menu de pratos tradicionais do Pará.




Após o BOBÓ DE CAMARÃO, foi servido um FILÉ DE BÚFALO COM PURÉ DE ABÓBORA E CREME DE QUEIJO MARAJOARA.



Foi a primeira fez que comi carne de bubalino e gostei de descobrir que o filé do búfalo tem 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias, 11% mais proteínas e 10% mais minerais do que a bovina, de acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo.

O queijo marajoara também é proveniente dos bubalinos. O produto é considerado uma riqueza gastronômica da região amazônica e conquista paladares pela sua leveza. O produto é feito há 200 anos de forma artesanal.

De sobremesa foi servido o Chocolate à Pajé.




Foi uma verdadeira viagem gastronômica a uma cultura de sabores que eu não conhecia. Adorei!

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;