PUBLICIDADE

0 Colheita do capim dourado começa dia 20 e para comemorar Povoado Mumbuca realiza grande festa que começa hoje; Veja a programação


Foto: Lester Scalon/Governo do Tocantins


Hoje começa no Jalapão, a 9ª Festa da Colheita do Capim Dourado, o evento segue até domingo, dia 17, no Povoado do Mumbuca.
Vamos abrir um parêntese.
Fiquei chocada ao perceber que a festa já chegou a sua 9ª edição. Lembro, como se fosse ontem, quando participei da primeira edição do evento. Cheguei ao povoado no final da tarde do dia em que o evento ia começar, lembro que estava faminta, mas a fome não foi suficiente para conter a minha curiosidade de conhecer a dona Miúda, criadora da arte em Capim Dourado.
Dona Miúda estava sentada em uma cadeira na sede da Associação de Artesãos, escolhendo as peças que usaria durante o desfile que aconteceria na abertura do evento. Achei ótimo conhece-la.
Para quem não sabe, dona Miúda morreu em 2010, aos 82 anos, em decorrência de um tumor no fígado. Seu legado é respeitado até hoje, disseminado entre os jovens do povoado e virou patrimônio do Tocantins.

Vamos fechar o parêntese.
 
Foto: Lester Scalon/Governo do Tocantins
A festa irá reunir uma série de atividades e tem como principal objetivo a conscientização em relação a preservação do  Syngonanthus niten, nome científico da planta da família das sempre-vivas cuja haste é a matéria-prima para o artesanato em capim dourado.
O evento marca o início da colheita do capim dourado, que é autorizado a partir de 20 de setembro, época em que as famílias aguardam para irem ao campo de veredas para a colheita da matéria-prima dos artesanatos que produzem. A atividade foi incorporada na identidade cultural do povoado e se tornou a base do sustento das comunidades quilombolas do Jalapão.
A programação tem como objetivo apresentar a história e cultura do povoado Mumbuca, o conhecimento da arte em Capim Dourado, além de difundir a cultura da preservação dos recursos naturais e culturais da região, pertencente ao Parque Estadual do Jalapão. O evento também visa promover a integração entre as comunidades quilombolas por meio de suas tradições.

Foto: Ezequias Araújo/Governo do Tocantins

Durante os três dias, os visitantes poderão conhecer de perto todo o processo de colheita e produção do artesanato, além da cultura e tradições locais. Serão realizadas rodadas de conversas, degustação de comidas típicas, visitas aos atrativos turísticos, a promoção de produtos da agricultora familiar, atrações culturais e exposição de artesanatos, dentre outros. Ainda será realizado o lançamento da marca Mumbuca, resultado do registro de Identificação Geográfica do Artesanato do Capim Dourado.

Programação
Dia 15
5h ás 10h30 – Caminhada das mulheres ao campo de capim dourado.
12h – Almoço coletivo.
14h – Roteiros aos atrativos turísticos.
16h – Jogo da Colheita.
17h30 – Jantar coletivo.
19h – Abertura Oficial.

Dia 16
5h às 7h30 – Cavalgada Dourada.
8h – Corrida de cavalo.
11h30 – Almoço coletivo
13h – Momento de debate das comunidades do Jalapão e instituições.
Tema: Desafios e escassez do capim dourado: uma realidade do Jalapão.
19h – Jantar coletivo.
20h – Palestra: A história de um povo e sua marca.
23h – Fogueira e história dos povos jalapoeiros.

Dia 17
7h – Café da manhã e visita ao campo cenográfico.
12h – Almoço coletivo e final da festa. 


0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;