PUBLICIDADE

0 Chefs Carlos Bertolazzi e Ruth Almeida reconstroem receitas europeias com ingredientes locais durante participação na Cozinha Show

A terceira noite de Cozinha Show foi incrível. Nossa! Fiquei sem palavras.



Na programação de ontem estavam a chef local Ruth Almeida, do Raízes Gastronômicas, e o chef convidado Carlos Bertolazzi, dono do Zena Caffè, restaurante tradicional em São Paulo, e apresentador de programas de TV como Homens Gourmet e Fábrica de Casamentos.





Os dois apresentaram uma reconstrução de receitas tradicionais em países europeus utilizando ingredientes locais.



Ruth apresentou uma receita similar a Bacalhoada, ela substituiu o tradicional bacalhau pelo peixe seco e surpreendeu a plateia com a aparência do prato, similar à receita portuguesa. A chef disse que o prato é uma criação recente que remete a sua infância, época em que não tinha condições financeiras para comprar bacalhau. “Com o tempo fui percebendo que o peixe seco possui o mesmo cheiro do bacalhau e essa receita entrará para o cardápio do restaurante.





Já Bertolazzi fez um gnocchi de mandioca com ragu de surubim moquecado. Para o preparo da massa, o chef substituiu a batata pela mandioca e usou um peixe de água doce para a composição do molho. Perfeito!




Na programação de hoje, quem comanda a cozinha é o chef Dalton Rangel, que também é um dos apresentadores do programa Homens Gourmet, novo consultor gastronômico do Programa Hoje em Dia, em que comanda o quadro Hora da Xepa, na TV Record, que tem o objetivo de ensinar a preparar pratos com “restos” de feira e assim focar na alimentação saudável e sustentável.




Ele é famoso por criar receitas surpreendentes, uma delas, que eu gostaria muito que fosse apresentada hoje, é o Ossobuco à milanesa, uma versão muito goumertizada e sulista de nosso tradicional Chambarí.



Sobre a receita do gnocchi de mandioca com ragu de surubim moquecado, vou colocá-la abaixo. A da chef Ruth, sugiro que meus leitores se dirijam ao restaurante Raízes Gastronômicas para provar o prato.



Gnocchi de mandioca com ragu de surubim moquecado





Moqueca



1 kg de postas de Surubim
2 tomates cortados em rodela
2 cebolas grandes contadas em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
sal, pimenta e azeite de dendê à gosto






Modo de fazer



Em uma panela intercale camadas de cebola, tomate, pimentão e peixe. Coloque acrescente o sal, a pimenta e o azeite e deixe cozinhar.






Massa



500 g de mandioca
125 g de farinha
1 gema
50 g de queijo parmesão
sal
pimenta
noz moscada












Modo de fazer



Cozinhar a mandioca e amassá-la ainda quente. Após a mandioca fria, misture todos os ingredientes e sove até formar uma massa homogênea.
Com a massa pronta, cortar e colocar para cozinhar em aguá quente. A massa estará cozida quando subir para superfície da panela.


Fotos: Luciana Pires/ Secom Palmas






0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;