PUBLICIDADE

0 Alô papais! Período de rematrículas se aproxima e escolas podem abusar no reajuste; Conheça as dicas do Procon




Gente, hoje fui deixar minha filha na escola e percebi que ainda estamos no mês de setembro e as instituições de ensino já estão se preparando para abrir ou já abriram o prazo para rematrícula.
Uma placa gigante na porta da escola alertava os pais mais displicentes: “Faltam 13 dias para a rematrícula”.

Esse alerta da escola me fez ter a inspiração de buscar algumas dicas para  aqueles pais que pretendem renovar a permanência de seu filho na instituição.

A primeira dica dada pelo Procon Tocantins  é a de que os pais devem prestar atenção para os reajustes praticados pelas instituições. Não existe um índice determinado para os aumentos, mas o valor do reajuste deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser realizado uma vez por ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os gastos que justificaram o aumento da mensalidade deverão ser demonstrados para os pais por meio de uma planilha de custos. Então, caso tenha dúvida, é direito seu conhecer essa planilha, após essa análise o pai pode contestar o aumento.

Entre os itens que podem ser levados em conta pelas escolas para o aumento da mensalidade, estão os aumentos nos custos com pessoal, encargos, custos com materiais, alugueis, além de melhorias pedagógicas.

A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep),  explicou que o reajuste das mensalidades escolares não está vinculado à inflação, pois leva em conta os aumentos nos salários dos professores, além outros itens como tributos, taxas de serviços públicos, material de manutenção.

A federação acredita que em Palmas,  os reajustes para o próximo ano deverão ficar entre 5,5% a 12%, mesmo percentual registrado em 2016.

Qualquer dúvida, o ideal é consultar o Procon.


0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;