De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre janeiro de 2008 a agosto de 2017, mais de 3 mil pessoas foram internadas em Palmas diagnosticadas com AVC, deste número cerca de 800 pessoas foram a óbito por causa do acidente vascular, um número bastante expressivo.
Para conscientizar a população sobre a doença, no Dia Mundial de Combate ao AVC, que acontece em 29 de outubro, será realizado no Capim Dourado Shopping uma ação gratuita que visa ensinar a população a respeito da doença e como evitá-la, bem como fazer o rastreio de pessoas com placas gordurosas nas artérias carótidas (no pescoço), que podem se desprender e causar o AVC.
Durante a ação serão prestados serviços de aferição de pressão e rastreio da obstrução de artéria carótida, além da entrega de flyers explicativos e profissionais a postos para a tirar as dúvidas do público.
O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Endovascular (ANGIOS) e de Neurociências (Neurologia) do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins em parceria com o Instituto de Circulação e Laser (ICL) e o Capim Dourado Shopping.
No ano passado diversas pessoas foram atendidas com esta mesma ação. Segundo o presidente da liga ANGIOS do curso de Medicina da UFT, Gabriel Leal, em alguns rastreiros com o ultrassom, foram encontrados idosos com grau de obstrução grave e que se mostravam assintomáticos. Essas pessoas foram orientadas a procurar o serviço de saúde o mais brevemente possível, tendo a possibilidade de ter as suas vidas salvas graças à ação.
“Conseguimos identificar pacientes com altíssimos riscos de AVC e sem nenhum sintoma aparente. Além disso, houve maior divulgação da prevenção da doença e de seus riscos pelo fluxo de pessoas que passam pelo shopping. Dessa forma, o Capim Dourado foi parceiro importantíssimo para que evitássemos mortes por AVC na Capital durante o ano passado, por isso ele foi novamente o local escolhido para acolher a ação” disse o presidente.
0 comentários:
Postar um comentário