PUBLICIDADE

0 CUIDADO: Aplicativo usa deepfake para gerar imagens de mulheres nuas




Gente! Era só o que faltava no mundo virtual!

Nesta quinta-feira, 11, o site da UOL trouxe uma reportagem sobre um aplicativo que permite  criar imagens de mulheres nuas usando deepfake, linguagem de programação que cria montagens e vídeos falsos na internet.

O aplicativo original, conhecido como Deepnude,  foi retirado do ar por  seus inventores após distorções, mas o código já estava sendo vendido na internet  e isso tem permitido a criação falsos nudes, principalmente de mulheres.

O app era gratuito para download e gerava imagens com tarjas pretas nas partes íntimas das mulheres na versão completamente gratuita. Por meio de uma assinatura, o usuário conseguiria uma foto sem censura.

A prática de criar imagens falsas de corpos femininos é crime no Brasil. E segundo a reportagem, o código penal prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem comete o crime de violência virtual.  

A Lei 13.779/2018 condena quem produz imagens íntimas sem consentimento da vítima, sejam verdadeiras ou montagens.

Apesar de a lei prever punição para quem cria imagens como as feitas pelo código do DeepNude, o problema é, primeiro, encontrar o autor da imagem depois que ela caiu na rede e, segundo, provar que a imagem é falsa.


Maioria das vítimas é mulher

A reportagem trouxe dados da  ONG SaferNet, que atua na defesa dos direitos humanos em ambientes virtuais,  que mostram 67% das vítimas de violência e agressão na internet atendidas pela organização em 2016 foram meninas e mulheres.


0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;