PUBLICIDADE

0 Câncer de Cabeça e Pescoço é tema de Simpósio neste sábado




Neste sábado,  27 de julho, é comemorado o dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.  As infecções por HPV, o tabagismo e o consumo de álcool estão entre os principais fatores de risco para o surgimento da doença. Após diversas ações durante o mês como blitz educativa, palestras,  o Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral de Palmas (HGP) por meio da campanha Julho Verde promoverá o 2° Simpósio de Cabeça e Pescoço. O evento iniciará às 8h, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins, em Palmas.

O simpósio contará com mesas-redondas e profissionais renomados na área de cabeça e pescoço. Dentre alguns assuntos abordados estão diagnóstico e tratamento de neoplasias de tireoide; reconstrução crânio facial; a importância da terapia do tratamento de pacientes oncológicos; fisioterapia em neoplasias de cabeça e pescoço entre outros assuntos.

A fisioterapeuta, Talita Brunes ressalta que este evento tem característica multidisciplinar. "Será um momento ímpar, onde haverá  profissionais que atuam no cuidado ao paciente de patologias  em cabeça e pescoço, e debaterão casos clínicos, além de troca de saberes nesta área. Um espaço para multiplicar conhecimentos e ofertar melhor assistência ao paciente ", informou.

“Durante  o mês de julho realizamos várias ações sociais em Palmas com a intenção de divulgar a Campanha do Julho Verde - prevenção e diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço. Levando para dentro da casa da população medidas básicas de auto exame e investigação de sinais e sintomas para prevenção de câncer em face e pescoço, como por exemplo, observar manchas  e lesões na pele; examinar a própria boca identificando feridas, e cessar com fatores de risco como o hábito do tabagismo e etilismo”, afirmou a médica do serviço de  Cabeça e Pescoço do HGP, Rayla Souza.


Ainda segundo Rayla, “o simpósio vem para fechar com chave de ouro o mês da campanha do Julho Verde em Palmas, com a intenção de levar ao profissional e estudantes da área da saúde , mais informações de diagnósticos e patologias na região da face e pescoço. E deixar claro o papel da equipe multiprofissional no tratamento oncológico”,  explicou.

Dados
Só em 2018,  o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou 330 cirurgias desta especialidade. Os tipos de cirurgias mais realizadas são tireoidectomia total, esvaziamento cervical, ressecção de câncer de pele, ressecção de tumor de boca e  laringectomia.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;