A acne incomoda homens e mulheres, principalmente na adolescência. Algumas pessoas convivem com o problema também na fase adulta. Mulheres, no período da menstruação, podem ser acometidas por cravos e espinhas por conta da alteração hormonal.
Se a pessoa tem pele oleosa, ela está mais propensa a desenvolver acne, sendo necessário ter cuidados diários e, muitas vezes, associados a tratamentos estéticos e, em alguns casos, à alimentação.
Muitos mitos rondam esse assunto e hoje trago dicas da especialista Thaís Carvalho. Vale a pena ler para se livrar desse problema:
É possível curar a acne. VERDADE
Sim, é possível. Porém, o tratamento é longo, exige perseverança e disciplina. Quanto mais cedo a pessoa começa, menores são as chances de cicatrizes e manchas.
Acne é pior na adolescência. VERDADE
Alguns fatores hormonais comuns nessa fase da vida podem contribuir para o aparecimento ou a piora da acne. Entre eles, podemos citar o ciclo menstrual. A presença de sulfato de deidroepiandrosterona, hormônio responsável pelo aparecimento de pelos pubianos e axilares também pode desencadear espinhas nos jovens.
Estresse piora acne. VERDADE
O estresse, quando muito intenso, aumenta a produção de cortisol e estimula os hormônios androgênios, acionando mais a glândula sebácea e, assim, o aparecimento da acne.
Chocolate e alimentos gordurosos provocam espinhas. DEPENDE
Embora não existam estudos comprovando a correlação entre a dieta e o aparecimento das lesões, se a pessoa notar que certos alimentos gordurosos (chocolate, frituras, nozes, amendoins, por exemplo) pioram as crises, deve excluí-los da alimentação ou evitá-los com maior frequência.
A limpeza de pele ajuda a melhorar a Acne. VERDADE
Sim. A limpeza da pele promove a remoção dos cravos, controla a oleosidade e ajuda no fechamento dos poros.
A poluição aumenta a probabilidade de desenvolver acne. MITO
A presença de CO2, dióxido de carbono, não estimula o aparecimento de espinhas.
Sol ajuda a combater a acne? MITO
Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que a luz solar melhore as espinhas.
TRATAMENTOS
Alguns dos tratamentos recomendados são a Limpeza de Pele, ACNE CONTROL, ANTIACNE, PEELING e LASER( para os casos mais graves), entre outros. O procedimento será definido conforme a intensidade das lesões causadas pelas espinhas e após uma avaliação estética.
LIMPEZA DE PELE - remove as impurezas da pele e promove a limpeza dos poros. É realizada com vapor e ionização (opcional). O procedimento previne o surgimento da acne, ressecamento ou a oleosidade excessiva do rosto.
ACNE CONTROL - ameniza a agressão causada pela acne. Os princípios ativos utilizados no produto promovem ação anti-inflamatória e restabelecem o equilíbrio e uniformidade da pele.
ANTIACNE - higieniza, esfolia e ioniza a pele. Reduz a incidência de acne e equilibra a secreção sebácea. Nesse tratamento, é utilizado um aparelho de ionização após a aplicação dos cosméticos com ações descongestionantes, antissépticos e cicatrizantes.
PEELING - procedimento promove a esfoliação (descamação) e melhora a sua textura. O processo também clareia as manchas e atenua rugas, além de estimular a renovação do colágeno, proteína que dá mais firmeza à pele.
LASER FRACIONADO – tecnologia de última geração. É um procedimento de foto rejuvenescimento indicado no tratamento de cicatrizes de acne, além de estrias brancas ou vermelhas e poros abertos.
0 comentários:
Postar um comentário