PUBLICIDADE

0 Enxaguatório oral é importante para evitar a proliferação de microrganismos na boca




É de conhecimento geral que para combater a proliferação e transmissão do novo Coronavírus, entre outros cuidados, é fundamental a higiene frequente das mãos com água e sabão, uso de máscaras e manter o distanciamento de outras pessoas. Porém, esses não são os únicos cuidados que devemos tomar durante essa pandemia.

 Além de permanecermos em isolamento social, outro cuidado menos comentado é com relação a boca e a saúde oral. Isso porque a cavidade oral é um ambiente muito favorável para o desenvolvimento de microrganismos“Devemos lembrar que a saliva, apesar de proporcionar diversos benefícios para a saúde oral, como umedecer e proteger as mucosas e prevenir a cárie dental, abriga milhões de microrganismos, sendo assim um meio de transmissão de vírus e bactérias”, ressalta o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor em Odontologia pela USP.

 Então, durante esse período de reclusão pelo qual estamos passando, uma boa estratégia é apostar em uma higiene oral minuciosa, realizando a escovação dos dentes, uso do fio dental e das escovas interdentais. Além disso, o uso de enxaguatórios, como os produtos da linha Perio Plus+ da Curaprox, também é fundamental, pois, de acordo com o especialista, possuem ação importante na prevenção do desenvolvimento de microrganismos na cavidade oral, incluindo vírus. “Isso porque esses enxaguatórios são formulados com CITROX®, que é um agente antimicrobiano muito eficaz, com efeito bactericida, antifúngico e antiviral. Além disso, possui Clorexidina, um agente antisséptico de amplo espectro de ação contra microrganismos patogênico, sendo assim considerado o enxaguatório oral ‘padrão-ouro’ na Odontologia”, completa o especialista.


Nesse sentido, os produtos Perio Plus+, da Curaprox, ainda possuem uma vantagem adicional, pois a linha, que é composta por quatro produtos para diferentes necessidades. A combinação do CITROX® com Clorexidina nos produtos originou uma fórmula exclusiva composta por bioflavonóides naturais extraídos da casca da laranja amarga que potencializam o efeito antisséptico da Clorexidina. “A CURAPROX desenvolveu o CITROX® para aprimorar a eficácia da Clorexidina e diminuir os efeitos colaterais adversos, assim melhorando as condições para adesão ao tratamento”, explica o especialista. Para efeito de comparação, um estudo científico comprovou que a combinação da Clorexidina com CITROX® é mais efetiva e poderosa que a Clorexidina de forma isolada, sendo extremamente eficaz contra uma ampla gama de microrganismos e dificultando o acúmulo de biofilme oral, porém, sem causar impacto negativo no paladar ou no esmalte dos dentes. 

“Além disso, o Perio Plus+ também traz em sua fórmula um adoçante natural, para melhorar o sabor do produto, e o copolímero PVP/VA, que forma uma película de proteção adicional sobre os dentes, gengivas e mucosa oral”, afirma o Dr. Hugo.


Como se não bastasse, um dos produtos da linha, o Perio Plus+ denominado Regenerate (CITROX® + Clorexidina 0,09%), ainda conta com a Ciclodextrina em sua fórmula, que possui ação antiviral específica, complementando também a ação da Clorexidina. “Isso porque a Ciclodextrina é capaz de desestruturar as proteínas que revestem a parede celular dos vírus, eliminando-os. Dessa forma, o Perio Plus atua na cavidade oral de forma semelhante ao sabonete nas mãos, porém, sempre em conjunto com a desorganização mecânica do biofilme oral através do uso das escovas dentais”, destaca o especialista.


Para além de serem usados na higienização da boca, os enxaguatórios orais ainda podem auxiliar na hora de desinfetar as escovas. “Poucas pessoas sabem, mas a escova dental necessita de cuidados específicos para impedir a contaminação e proliferação de microrganismos. Por isso, deve ser limpa, guardada em local ventilado, trocada periodicamente, e jamais compartilhada com outras pessoas, mesmo que sejam integrantes da mesma família”, alerta o Dr. Hugo. “Então, após o uso, o recomendado é que todas as superfícies da escova sejam lavadas, de preferência com água corrente. O excesso de água deve ser retirado, com uma pequena batida sobre a palma da mão.

 Em seguida, deve-se aplicar o enxaguatório oral nas cerdas e capa protetora através de gotejamento. O ideal é que o produto seja à base de clorexidina na concentração de 0,12%, como o Perio Plus+ Protect ou Perio Plus+ Forte à base de clorexidina na concentração de 0,20%. Após isso, deve-se colocar o protetor de acrílico na cabeça, que também deve ter a sua parte interna embebida pela solução antisséptica”, ensina. É importante ressaltar ainda que, antes de ser usada novamente, a escova deve ser bem lavada e enxaguada com água corrente para remover os resíduos do enxaguatório oral. Para crianças a partir de 10 anos e também adolescentes que utilizam aparelhos ortodônticos, o especialista recomenda o uso do Perio Plus+ Balance, que possui Clorexidina 0,05% e Fluoreto em sua formulação, ajudando bastante para a prevenção das cáries dentais.


Porém, p cirurgião-dentista volta a ressaltar que apenas o uso dos enxaguatórios orais não é suficiente para manutenção adequada da saúde oral. Então, é fundamental que, para evitar a proliferação de microrganismos e prevenir o surgimento de doenças, você também se lembre de escovar os dentes duas vezes ao dia de uma forma minuciosa. “Para isso, aposte em uma escova com grande quantidade de cerdas ultramacias e de alta qualidade, como a escova CS 5460 ultrasoft, da CURAPROX, que conta com 5460 cerdas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e ultramacia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos nos dentes e gengivas”, destaca o cirurgião-dentista. Segundo ele, cerdas duras podem machucar as gengivas, desgastar o esmalte dos dentes, provocar retração gengival e, consequentemente, sensibilidade. “Além disso, é importante também o uso de fio dental combinado a uma escova interdental, como a CURAPROX CS Prime, que é responsável pela desorganização da placa bacteriana ou biofilme oral que se localiza entre os dentes, complementando assim a ação do fio dental, já que esse não de capaz de higienizar com eficácia toda a região interdental”, completa. Para finalizar, não se esqueça também de higienizar a língua, pois é nesse local onde a maioria dos microrganismos ficam acumulados.

CURAPROX: Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas. www.curaprox.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;