PUBLICIDADE

0 Cardiopatas têm mais riscos de desenvolver casos graves de Covid-19



Uma das principais inimigas da saúde do coração, a hipertensão arterial acomete cerca de 30 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-9), os hipertensos entram nos chamados grupos de risco e devem redobrar os cuidados com a saúde, com a prevenção adequada, além de continuarem os tratamentos à hipertensão.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta uma taxa de mortalidade de até 6% em pacientes hipertensos que contraíram o coronavírus. O índice se deve, sobretudo, porque as doenças cardíacas prejudicam o sistema imunológico e, no caso de Covid-19, elas impedem a criação de defesas suficientes para combater o vírus.

O cardiologista especialista em cirurgias cardiovasculares, Dr. Henrique Furtado, alertou para as causas que levam à angina e infarto do miocárdio . “São três fatores primordiais, considerados comportamentos de risco: Hipertensão, tabagismo e altas taxas de colesterol e triglicérides. A recomendação médica é que hipertensos continuem os seus tratamentos à hipertensão, sejam acompanhados pelo médico de confiança e adotem todas as medidas de prevenção ao coronavírus”, reforçou o doutor.

Outras cardiopatias também estão associadas à evolução desfavorável de Covid-19. De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), pacientes com arritmias cardíacas ou portadores de marcapasso, que apresentem histórico de outras doenças estruturais e até mesmo hipertensão, são mais propensos a apresentar um risco maior de necessidade de UTI ou morte pela infecção do coronavírus.

Prevenção e exames
O doutor Henrique Furtado complementou, ainda, como prevenir doenças do coração. “Ter hábitos saudáveis, exercícios físicos, cuidar da saúde mental é importante. Porém, a melhor prevenção que existe é ir ao médico, estar com os exames em dia. Cuidar da saúde deve ser um hábito”, afirmou o cardiologista.

Os principais exames que detectam doenças do coração são: Holter, M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, que mede a pressão arterial automaticamente), Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Doppler de Carótidas (ultrassom das artérias). Todos esses exames são oferecidos pela Clínica Dr. Henrique Furtado. Para mais informações, ligue: (63) 3124-1906.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;