PUBLICIDADE

0 Cuidados ao manusear alimentos podem garantir um consumo saudável durante a pandemia




Alguns dos principais alimentos comprados em feiras e supermercados são as frutas, legumes, verduras e hortaliças. Esses alimentos possuem vitaminas fundamentais para o corpo humano, mas os cuidados ao manuseá-los devem ser redobrados durante a pandemia. 

A coordenadora do Núcleo de Educação em Vigilância (NEVS) da Vigilância Sanitária de Palmas, Silvana Teixeira, explica que é preciso ter precaução ao comprar alguns alimentos. “Os critérios para a escolha adequada de alimentos se mantém, dando preferência para alimentos da época, bem conservados, na temperatura correta e sem amassados. Os cuidados de higienização durante a aquisição estão em destaque neste momento, porém, sempre foram os mesmos,” reforçou.


A coordenadora ainda conta que todo local de venda de hortifrutigranjeiros deve dispor de uma pia com água e sabão para a higienização das mãos. “É imprescindível que os consumidores tenham acesso a higienização nesses locais. Em casa também não mudou o procedimento ao manipular e armazenar as carnes cruas, hortaliças e frutas. Tanto bancadas quanto utensílios devem ser higienizados após o uso com alimentos crus.”


Preparo 



Os alimentos que são consumidos crus devem sempre passar pela higienização adequada removendo, no caso de vegetais folhosos as folhas externas danificadas; devem ser lavados um a um com água abundante tratada e em seguida ficarem imersos por 15 minutos em uma solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), após essa etapa, precisam ser lavados novamente com água. 



O cuidado com preparo de alimentos deve ser de minucioso cuidado evitando falar enquanto cozinha, ou até mesmo sussurrar, a higienização das mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos deve ser feita de maneira regular sempre antes de manusear um novo alimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;