PUBLICIDADE

0 Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Um pedido inesperado e especial mobilizou as equipes multiprofissionais das UTIs geridas pela Intensicare em Palmas. A empresa recebeu um ofício da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, localizada na quadra 1306 Sul, solicitando a realização de exames médicos em 1200 alunos, para que as crianças e adolescentes pudessem ter aulas de natação na piscina semiolímpica da escola, inaugurada no início deste ano.
 
Uma força-tarefa foi instituída e profissionais de várias UTIs da Intensicare em Palmas se prontificaram a participar da ação voluntária. Os atendimentos foram realizados na quarta, 18, e nesta quinta-feira, 19, aos estudantes das 40 turmas da Escola de Tempo Integral.
 

A Intensicare recebeu um ofício da escola informando que eles possuem uma piscina semiolímpica e que os alunos tem na grade curricular a aula de natação, mas que não estavam fazendo as aulas porque não haviam sido submetidos a exames médicos. A direção da escola então nos procurou, solicitando esse apoio, nós nos colocamos à disposição, montamos uma força-tarefa com médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para vir atender as crianças. Este é um atendimento bem diferente do que costumamos fazer na UTI e toda a equipe ficou bastante encantada com a energia e alegria das crianças. Nós temos essa missão de salvar vidas e de colaborar com a sociedade da melhor forma que pudermos”, explicou Erika Quiel, gerente da UTI da Intensicare no Hospital Oswaldo Cruz.
 
A ideia de procurar o apoio das equipes da UTI partiu da secretária do Desenvolvimento Social de Palmas, Valquíria Moreira Rezende. “A gente observa que dentro da comunidade a Intensicare tem um trabalho muito sério e responsável. E é esse tipo de parceria que ajuda quem está formando crianças e adolescentes que vão poder mudar, no futuro, a vida do país. Temos aqui 1.200 crianças, muitas delas envolvidas em projetos sociais, são crianças que precisam e que tem na escola, por ser de tempo integral, a grande oportunidade de mudança de rota em suas vidas. Então nada melhor do que propiciarmos oportunidades para que médicos e profissionais da saúde em geral conheçam e convivam com crianças tão maravilhosas”, disse.


 
Ainda de acordo com a secretária municipal, “pelo fato de a escola ser muito nova e a inauguração das piscinas ter ocorrido este ano, somente uma estrutura como a da Intensicare poderia nos ajudar nesse mutirão tão importante. Essas parcerias, como essa com a Intensicare, são essenciais e muito bem vindas, porque são de coração, sem visar qualquer interesse a não ser o de melhorar a vida de quem precisa. Estamos agradecidos pela boa vontade e solidariedade da empresa e gostaríamos de contar com a Intensicare em muitas outras ações”, ressaltou Valquíria Rezende.
 
Contagiado pela alegria e energia dos pequenos pacientes, o médico intensivista Jorge Luiz Souza Rodrigues comentou a experiência do atendimento diferente da rotina nas UTIs. “Sair da nossa rotina é benéfico e nos faz perceber que existem tantas formas que podemos colaborar através do nosso trabalho. Uma equipe grande se mobilizou e veio prestar esse serviço, que foi muito gratificante. A gente se sente tocado pelo trabalho, e por mais simples que sejam esses exames que fizemos aqui hoje, comparados à complexidade dos casos que atendemos nas UTIs, tudo é medicina e ações como essa dão uma renovada no nosso ânimo”, explica o médico.
 
Aulas de natação começam nesta sexta
 
De acordo com o coordenador disciplinar na ETI Almirante Tamandaré, Jeziel Rodrigues Santos após o empenho e agilidade das equipes da UTI, as crianças já começam a ter aulas práticas de natação nesta sexta-feira, 20. “As escolas precisam que cada aluno tenha um atestado médico, informando que está em boas condições de saúde para poder utilizar a piscina. Várias outras escolas chamaram médicos residentes, que cobraram valores simbólicos para fazer os exames. Mas na nossa escola a Valquíria teve a ideia de convidar a Intensicare, que veio voluntariamente, na maior boa vontade, para ajudar a comunidade. Mandamos um ofício e fomos rapidamente atendidos. Nós achávamos que levaríamos uma semana para atender todos os alunos, mas a empresa chegou aqui com uma equipe grande, que nos deu total atenção e em dois dias de muito trabalho todos foram examinados e já podem frequentar a piscina. Os estudantes estavam desde o começo do ano ansiosos por essas aulas e agora estão aptos a aproveitar”.
 
Trazendo há semanas suas roupas de banho nas mochilas na expectativa de aproveitar a piscina da escola, as alunas do 6º ano, Thaynara e Paula Ohana, de 11 anos, comemoraram a realização dos exames médicos. “Há dias eu esperava por esse exame e finalmente aconteceu, não vejo a hora de começar a aula de natação”, disse Thaynara. “Eu estava muito ansiosa por esse dia, porque eu amo nadar. Fizemos aulas teóricas sobre segurança e natação, e agora poderemos usar essa piscina maravilhosa”, completou Paula.
 
Com vários projetos esportivos, culturais, sociais e de sustentabilidade, a ETI faz a diferença na vida dos estudantes, de seus familiares e da comunidade. A escola é gerida pela Prefeitura de Palmas, com a parceria da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-TO) e da Marinha do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;