PUBLICIDADE

0 CÂNCER DE PELE: Dermatologista Luciane Prado alerta para o risco de exposição excessiva ao sol







Miga, acorda para a importância do uso do protetor solar!

Dados da secretaria da saúde mostraram que em quatro anos  o estado registrou 514 casos de câncer de pele. Em 2017 foram 71 casos.

A dermatologista Luciane Prado alerta para o risco de exposição excessiva ao sol, considerado o principal causador desse tipo de câncer, e para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Então fiquei ligada! O câncer da pele é o mais frequente no Brasil, sendo o de mais fácil diagnóstico (visível a olho nu) e curável.




Segundo a profissional, os cânceres da pele são divididos basicamente em dois tipos: os não melanoma e melanoma. O mais agressivo é o melanoma, cresce rápido e dão metástase precoce.
Luciane Prado explicou que os sintomas do câncer não melanoma geralmente aparecem nas áreas de pele danificadas pelo sol como face, orelhas, pescoço e colo. “Vão desde feridinhas que não cicatrizam em 30 dias, lesões com casquinhas que caem e formam novamente e lesões que sangram ou coçam”, disse a médica destacando que esses casos podem ser indício de lesão cancerígena e devem ser investigados por um médico.

Os  sintomas do câncer melanoma podem aparecer em qualquer parte do corpo, podem vir de verrugas ou pintas que aumentaram de tamanho ou mesmo aparecimento de mancha enegrecida na pele.



Diagnóstico

O melhor de tudo é que Palmas já possui uma estrutura capaz de diagnosticar a doença. A médica disse que o diagnóstico é feito investigando a história clínica de exposição solar intensa e antecedente familiar de câncer de pele. “Nas lesões suspeitas, usamos um aparelho de Dermatoscopia que auxilia no diagnóstico e fazemos a biópsia de pele para confirmar. Quando diagnosticado precocemente,  é totalmente curável.”, frisou a profissional.


Diagnóstico do melanoma é com exame clínico analisando a lesão através da regra do ABCDE.
A: assimetria, uma metade da lesão não é igual a outra.
B: bordas irregulares
C: cores variadas
D: diâmetro maior que 5mm
E: evolução, crescimento rápido ou mudança de cor


Tratamento

O tratamento é basicamente cirúrgico, por isto a importância do diagnóstico precoce para não haver mutilações comuns em lesões grandes. “Devemos procurar ajuda do especialista para fazer diagnóstico precoce e atuar antes de dar metástases”, argumentou Luciane.

Regra básica: fique atento a manchas escuras enegrecidas que podem aparecem em qualquer região da pele, se desaparecer em 1 semana, procure dermatologista. E não esqueça de usar o protetor solar.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;