O Instituto ABIHPEC, vertente de responsabilidade social da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, lança nesta quarta-feira, 18, a campanha #NãoFecheOsOlhos, uma ação de conscientização relacionado ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é incentivar a denúncia de casos de abuso e disseminar informações sobre o tema.
A campanha faz parte do projeto Não Feche os Olhos Para Isso, que atua no combate à violência sexual sofrida por crianças e adolescentes no país. “A ideia é encorajar o discurso de combate e informar aos cidadãos de que o abuso sexual pode acontecer mais perto do que se imagina. O agressor não tem uma característica específica, pode ser um cidadão comum”, diz o presidente do Instituto ABIHPEC, Cláudio Viggiani.
A ação acontece exclusivamente nas redes sociais e contribui para ampliar a disseminação e o conhecimento da população sobre o disque-denúncia do governo federal com uso da hashtag #disque100. Além da ligação gratuita, o serviço oferece total anonimato, ponto que a campanha quer salientar.
“Essa é uma causa de extrema importância. A cada 1h30 uma criança pode sofrer abuso sexual no Brasil. É um índice alto e bastante preocupante. É um dever cívico proteger nossas crianças e adolescentes”. Viggiani afirma que projetos que apoiam causas sociais como essa têm a força para trazer reconhecimento ao setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. “Mostra à sociedade que as empresas se preocupam com o meio de convívio comum”, completa.
HISTÓRICO DA DATA
Em 18 de maio de 1973, uma menina de apenas oito anos de idade foi sequestrada, violentada e morta na cidade de Vitória, capital capixaba. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, carbonizado. Os agressores nunca foram punidos. O Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nasceu a partir da repercussão do caso.
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