PUBLICIDADE

0 Seu nariz sangra nessa época do ano? Conheça as dicas do Otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues

A Epistaxe ou sangramento nasal ocorre quando pequenas veias ou artérias que passam pelo nariz se rompem. A perda de sangue pelo nariz ou do nariz pela boca é comum neste período aqui no Tocantins, principalmente em pessoas com alergias e com hábitos de levar o dedo no nariz ou de assoar o nariz com muita força.


“A formação de casca nas paredes das narinas ajuda a romper os vasos e a baixa umidade colabora para o ressecamento das vias respiratórias. O sangramento na grande maioria das vezes é na parte anterior do nariz e envolve a parte da frente do septo nasal”, explica o Otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues.
O hábito de cutucar o nariz com o dedo é mais comum em crianças, sendo essa a principal causa do sangramento nessa faixa etária. Tirar secreções com o dedo pode lacerar a mucosa nasal e gerar inflamações.
Segundo o especialista, durante o sangramento nasal a pessoa deve manter a calma, sentar, manter a cabeça erguida e apertar o nariz entre o polegar e o indicador no máximo dez minutos.


“Aplicar uma compressa fria de gelo no nariz pode ajudar a parar o sangramento. É contraindicado no momento do sangramento, baixar a cabeça porque aumenta o sangramento ou inclinar muito a cabeça para trás, pois a pessoa corre o risco de trazer o sangue para as vias respiratórias ou engolir o mesmo”, disse.
O sangramento nasal diário pode indicar outras doenças. Mas independente da frequência o paciente deve passar por um médico especialista para uma avaliação, diagnóstico e tratamento correto, alerta o Otorrinolaringologista.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;