PUBLICIDADE

0 Virada do ano: balanço, planejamento e promessas








O Ano chegou ao fim. E é geralmente nesta época que as pessoas aproveitam para fazer um balanço sobre o que deu certo e errado. Então, surgem as famosas promessas como a de emagrecer, a de se dedicar para passar em um concurso, a de fazer uma poupança, de gastar menos, de cuidar da saúde, de abrir um negócio ou de realizar um sonho.

Para o psicólogo do Hapvida Saúde, André Assunção, as promessas de fim de ano são naturais e até importantes para planejar o futuro. "Fazer planos de vida nos incentiva a crescer e ter desejos. É importante fazer uma reflexão sobre o ano e quais foram os projetos alcançados e não alcançados no período. É saudável pensar em tudo que se fez e nas coisas que ainda podem ser realizadas no próximo ano, sem que seja uma promessa excessiva ou dolorosa", diz.
O problema é que no meio do caminho, a maioria das pessoas tropeça e não consegue cumprir seus objetivos. "Algumas vezes, os sujeitos prometem o que não podem cumprir e fazem planos maiores do que seu alcance pessoal, sonhando mais do que planejando ou executando. Sonhar não é o mesmo que planejar. Sonhar envolve fantasias irreais. Planos envolvem expectativas e realidades", explica Assunção.
O especialista ainda alerta para o cuidado com as cobranças excessivas. Segundo ele, a culpa não é o melhor caminho e nem deve fazer parte desse balanço. "Devemos pensar no que não deu certo, na perspectiva de tentar novamente. Afinal, nem tudo sai como planejamos. Se sentir culpado traz sentimentos negativos e pessimistas, o melhor é se apoiar no que deu certo e nos projetos de vida futuros sem se cobrar", destaca.
O psicólogo do Hapvida ressalta que o famoso balanço de final de ano precisa levar em consideração as conquistas, vitórias, tentativas, mudanças e tudo o que for positivo. "O importante é sentir-se vitorioso. Isso depende do nosso ponto de vista e do que nos dispomos a fazer. O principal é não gerar expectativas que não poderão ser alcançadas e que são improváveis de conquistar. Trabalhar sempre com a realidade e não com a fantasia", considera o médico.


0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;