PUBLICIDADE

0 Chef Robert Neto é o vencedor do Concurso Profissional Gastronômico Enchefs Tocantins 2019

O Chef de Cozinha Robert Neto foi o vencedor do Concurso Profissional Gastronômico Enchefs Tocantins 2019, que contou com uma disputa de  cinco finalistas. Os candidatos Alexandre Silva, Guilherme Amastha, Roberto S. Neto, Rosivan dos Santos e Maisa Ramos passaram primeiramente por uma comissão técnica, que avaliaram currículo e receitas. A seletiva, além de escolher o chef vencedor do Concurso Gastronômico Enchefs Tocantins 2019, definiu um os três indicados ao Prêmio Dolmã 2019,  que que acontecerá no mês de março, em Teresina, no estado do Piauí, sexto estado anfitrião da premiação. O evento aconteceu na noite de terça-feira, 17, no Senac Tocantins.



Em sua apresentação, Robert Neto, o Chef vencedor do concurso, apresentou uma releitura da tradicional moqueca, denominada de Jeje-Nagô, onde foram utilizados ingredientes regionais, como o pirarucu, a banana da terra e castanha do Pará. Ele buscou a ousadia na elaboração do prato, mantendo os sabores característicos da tradicional moqueca, mas utilizando de técnicas da cozinha molecular, com esferas de coentro, dando ar de modernidade e frescor ao prato.
“Escolhi fazer uma releitura da famosa moqueca, visando um prato minimalista e intrigante, os ingredientes foram escolhidos focados em uma combinação diferente a um prato tão conhecido e apreciado pelos brasileiros”, explica o Chef vencedor.
Neto ainda ressalta que ainda é insipiente a utilização de ingredientes regionais na maioria dos restaurantes na cidade, e que o concurso é um dos grandes incentivadores para a gastronomia regional no Tocantins. “Estou muito feliz em ganhar essa etapa do concurso, e espero que com essa experiência nova eu posso abrir mais a minha cabeça para conhecer e utilizar mais produtos regionais, e também que eu possa representar bem o estado do Tocantins”
As receitas dos cinco participantes foram avaliadas por uma comissão de jurados técnicos, que avaliaram tantos as técnicas de cozinha, como a originalidade e criatividade da preparação. “Eu fiquei impressionada e surpreendida com a qualidade dos participantes, quando eu os vi na cozinha preparando os pratos, eu pude perceber que foram competidores de alto nível técnico,  o que tornou nosso trabalho do júri muito difícil, pois todos os pratos com uma qualidade muito boa, apresentação, sabor, muito bem elaborados, e todos eles com capacidade de representar muito bem o Tocantins, o prato do Chef Robert Neto realmente foi um prato excelente e muito bem executado”, ressaltou a jurada técnica, Roberta Ribeiro.
Para a Chef embaixadora e organizadora do evento, Malena Mota, participar desse processo foi muito gratificante, pois os chefs que concorreram mostraram não apenas técnicas de cozinha, mas amor e respeito pelos ingredientes do Tocantins. “Todos os participantes compreenderam o sentido do projeto Enchefs, e da temática “Tocantins a Descoberta”, e todos eles trabalharam com maestria os nossos ingredientes regionais, transformando ingredientes do nosso cotidiano em alta gastronomia, hoje a gastronomia do Tocantins foi celebrada e homenageada como ela deve ser, me sinto muito feliz por fazer parte desse processo, e poder levar a nossa gastronomia para além do Tocantins”, finalizou a organizadora.
O concurso
O Concurso Profissional Gastronômico – ENCHEFS TO 2019 tem como objetivo principal mobilizar os profissionais da gastronomia para a valorização do estado do Tocantins, como a temática “TOCANTINS A DESCOBERTA”, onde os participantes puderam mostrar com este tema, por meio do uso de insumos típicos do estado, novas técnicas, novos ingredientes, receitas originais, buscando também incentivar outros profissionais, alunos, gourmets e apaixonados pela gastronomia a preparar novos pratos, valorizando as tradições tocantinense.

Participante/Prato/Nota
Roberto S. Neto  - Jeje - Nagô -                Nota 97
Rosivan dos Santos - Moqueca de Pirarucu Nota 88,67
Guilherme Amastha  - Galinha Confit Nota 83
Alexandre Silva - Pirarucu Encantado Nota 81
Maisa Ramos - Rubacão do Quilombo Nota  74,33

Indicação pela Internet
O próximo concorrente ao Prêmio Nacional Dolmã 2019, representando o Estado do Tocantins, que juntamente com o Chef vencedor do Enchefs Tocantins 2019, concorrerão no mês de março, em Teresina, no estado do Piauí, sexto estado anfitrião da premiação, podem ser indicados pela internet. As inscrições estão abertas, até o próximo dia 20 de dezembro
Para o internauta indicar um (a) Chef de Cozinha, que ocupará 01 das 05 indicações, por estado, para o Prêmio Nacional Dolmã 2019, o processo consiste em 05 passos bem simples:

1 – Acesse o link:
2 – Leia Atentamente as REGRAS de VALIDAÇÃO.
3 – Faça o seu cadastro corretamente.
4 – Indique o (a) Chef da sua preferência.
Obs: você poderá indicar um (a) Chef de Cozinha do seu estado ou de todos os estados, desde que indique o (a) Chef no local referente ao estado que o mesmo resida. As indicações feitas de forma errada serão desconsideradas. Se desejar, antes de entrar no sistema, faça a sua relação por estado, com o nome, o perfil do Facebook ou Instagram, dos Chefs de sua preferência.
5 – Após os procedimentos, curta a página o Prêmio Nacional DÓLMÃ e compartilhe o post (em modo público).
Página do Prêmio Dólmã no Facebook para ser curtida: www.facebook.com/PremioNacionalDolma

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;