PUBLICIDADE

0 CIDADE MAGRA: Você sabia que o sobrepeso está estampado na cara de 62,8% dos palmenses?





E essa história de que Palmas é uma capital de pessoas magras?

Para!

Isso é conversa para boi dormir.  É a análise fraudulenta dos dados.

Para quem não sabe, Palmas é sim a capital com o menos número de obesos e pessoas com sobrepeso, a situação em outras cidades é cruel, mas aqui a coisa também deve ser vista como  problema de saúde pública.

A situação é muito grave 46,9% dos habitantes estão com excesso de peso e 15,9% são obesos. Que cidade magra é essa onde 62,8% da população estão com sobrepeso?

E porque nossos governantes têm gritado em alto e bom som que que Palmas é uma cidade de magros?

“UM MINUTO DE SILÊNCIO”



Os números no Brasil são tão alarmantes que  obesidade e o sobrepeso, doenças que afetam milhões de brasileiros e boa parte da população mundial, terão o seu primeiro Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

A formulação do documento está sendo feita em conjunto com a sociedade civil, profissionais de saúde e população. Para isso, o Ministério da Saúde publicou em seu Portal, uma enquete e está colhendo sugestões e contribuições até o dia 11 de setembro.

O objetivo é que o Protocolo reúna recomendações para a assistência à saúde de usuários adultos portadores de sobrepeso e obesidade, atendidos na atenção básica e especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento é instrumento para prevenção e controle da obesidade e do sobrepeso no país, já que para deter o crescimento dessas doenças na população adulta, por meio de políticas de saúde, é fundamental que os profissionais de saúde desenvolvam suas práticas de atenção à saúde com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Neste contexto, o Protocolo confere segurança e efetividade clínica, de modo organizado e acessível aos profissionais de saúde.



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade e o sobrepeso quase triplicaram desde 1975. Em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos, com 18 anos ou mais, apresentavam excesso de peso. Destes, mais de 650 milhões eram obesos. No Brasil, dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, trouxeram que quase 1 em cada 5 brasileiros (18,9%) estão obesos e que mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) estão com excesso de peso.

Para participar da enquete do PCDT de sobrepeso e obesidade acesse a enquete AQUI


0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;