PUBLICIDADE

0 Mutirão em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele acontece em Palmas neste sábado


No próximo dia 26 de novembro, (sábado), será realizado um mutirão de atendimentos para diagnóstico e tratamento do câncer da pele no Hospital Geral de Palmas, (HGP). A equipe será formada por profissionais voluntários, sendo dez médicos dermatologistas, dois cirurgiões oncológicos, dois cirurgiões cabeça e pescoço, 50 estudantes de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), assistente social, auxiliares de cirurgia e atendentes.
A mobilização faz parte das ações do Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, e antecipa o “Dezembro Laranja”, mês de combate ao câncer da pele. Durante todo o dia, cerca de 3 mil médicos dermatologistas voluntários vão atender gratuitamente em 127 postos de atendimento, em 25 Estados brasileiros, dentre eles, o Tocantins, um dos Estados com grande incidência da doença. A expectativa da organização é contemplar cerca de 30 mil pessoas com consultas e tratamento em todo o país. O atendimento será voltado para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele.
De acordo com a médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e organizadora da mobilização no Tocantins, Luciane Prado, o Dia C é uma oportunidade para os cidadãos terem acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer da pele, com mais agilidade e de forma gratuita. “É um dia de voluntariado, em que muitos profissionais estarão à disposição da comunidade, para atender, diagnosticar, tratar e orientar gratuitamente as pessoas sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença”., destacou a dermatologista.
O atendimento no HGP, acontece das 9 h às 15 h, e qualquer cidadão pode procurar a unidade para consultar. A expectativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atender cerca de 400 pessoas em Palmas.
Dia C de Combate ao Câncer da pele
Este é 17º ano consecutivo que a mobilização acontece em todo o país. De lá pra cá, mais de 500 mil pessoas já foram atendidas. A quantidade de atendimento rendeu à organização, a certificação do Guinness World of Records, por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.
Na edição de 2015, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.
O objetivo do Dia C, é mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. Para ter acesso aos locais de atendimento, basta acessar:www.controleosol.com.br.
Sobre o câncer da pele

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.
A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, (SBD), orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões em que a pessoa não consegue ver sozinha. Ao se expor ao sol, é importante o uso do protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

De acordo com a SBD, a incidência de câncer da pele no Brasil é de 176 mil novos casos da doença por ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;