PUBLICIDADE

0 Cansaço ocular: conheça os sintomas, tratamento e como evitar

 


As horas seguidas em frente a notebooks e smartphones durante o home office podem causar cansaço ocular. O problema é consequência da fadiga da musculatura dos olhos. Os sintomas comuns são vistas embaçadas, dor de cabeça, sensibilidade à claridade e vermelhidão nos olhos. O que parece um desconforto inofensivo, quando deixado de lado, pode causar a persistência das complicações do problema, alerta a oftalmologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Dra. Flávia Luz.


"Às vezes, o paciente está com uma irritação nos olhos causada pela falta de lubrificação do globo ocular. Isso acontece porque piscamos menos quando estamos em frente aos dispositivos de tela, logo, nossos olhos ficam mais secos, coçam, ardem e lagrimejam", explicou a oftalmologista Flávia. A médica também aconselha quem precisa passar horas em frente às telas a manter, pelo menos, um metro de distância do dispositivo e dar preferências aos visores de maior tamanho.

"Quanto maior o tamanho da tela e a distância dela, melhor para os olhos. O esforço é menor para focar, o que diminui o cansaço ocular. Mas, é preciso também controlar o tempo em frente aos dispositivos. São atitudes simples como essas que auxiliam a evitar desconfortos e problemas visuais", complementou a médica.

Com as crianças que estão em homeschooling, os cuidados precisam ser redobrados, porque estão em fase de desenvolvimento do sistema visual e os impactos podem ser mais severos. "É preciso controlar mais o tempo das crianças em frente aos dispositivos de tela, principalmente com tablets e smartphones. Eles têm pouca consciência do tempo e do modo de uso adequado dessas ferramentas. O indicado é passar o menor tempo possível", acrescentou a oftalmologista. A especialista ainda reforça que as crianças precisam brincar ao ar livre, sob luz natural, no mínimo, 2 horas por dia.

A atenção às atividades de rotina realizadas pelos dispositivos de tela, como trabalhar e estudar, também precisa ser estendida aos momentos de lazer. É contraindicado assistir a filmes, jogar games ou realizar outras ações por horas seguidas em smartphones ou qualquer outro aparelho de visor pequeno. De acordo com a Dra. Flávia, esse comportamento pode forçar em excesso os olhos e assim causar o cansaço ocular. "Celular não é o dispositivo indicado para se assistir a um filme de 2h. Vai cansar e possivelmente os sintomas vão aparecer", alertou a oftalmologista.

Os sintomas do cansaço ocular persistentes precisam de acompanhamento especializado para se evitar possíveis doenças visuais. Em caso de desconforto contínuo é aconselhável se consultar com o médico oftalmologista.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;