PUBLICIDADE

0 Varizes atingem mais de 40% das mulheres




Você sabia que queimação, câimbra, inchaço e fadiga nas pernas podem ser sinais de varizes? Uma pesquisa realizada em 2019 pela sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) apontou que 45% das mulheres e 30% dos homens sofrem com varizes. É comum encontrar queixas de incômodo pelas veias dilatas, mas é importante saber identificar os sintomas e saber quais os fatores de risco. 

“As varizes ocorrem devido ao mau funcionamento das válvulas. As veias podem perder a sua elasticidade e começar a apresentar dilatação, impedindo o fechamento das válvulas. O sangue desce do coração até as pernas e os pés, através das artérias, e retorna pelas veias, por meio das válvulas venosas, que direcionam o sangue para cima. Elas costumam aparecer a partir dos 30 anos e podem piorar com o tempo”, explica a Dr. Nayara Costa Cavalcante do Instituto de Circulação a Laser (ICL). 

Um detalhe importante sobre os fatores de risco é o histórico familiar. Elas são mais comuns no primeiro grau de parentesco. Em seguida, podemos citar o sobrepeso, tabagismo, gravidez, pílulas anticoncepcionais e progesterona. 

Tratamento 

Existem diversas formas de tratar as varizes. As mais comuns são: 

• Meias de compressão: reforçam os membros, bombeiam o sangue e aumenta a circulação nas veias, o que dá fim à sensação de perna cansada. 

• Exercícios e perda de peso: A musculatura da panturrilha é responsável por bombear o sangue nos membros inferiores. Portanto, qualquer atividade física que fortaleça essa região terá potencial de melhorar a circulação. 

• Cirurgia laser: Indicada para tratar vasinhos ou varizes pequenas, e é feita com a luz de um laser aplicada diretamente sobre o vaso da variz. Esta luz provoca calor dentro do vaso, eliminando-o lentamente até que desapareça completamente. 
​​​​​​​
• Cirurgia de varizes convencional: Serve para a retirada de veias safenas comprometidas consiste na realização de duas incisões na pele, uma na região da virilha e outra na parte interna do joelho, ou na parte interna anterior do tornozelo. A safena é identificada nesses pontos e isolada, sendo feito um pequeno orifício na parte distal da veia, introduz-se internamente um fino cabo de aço por toda a extensão da mesma até a virilha, onde é realizado a ligadura e o corte da veia, fazendo-se em seguida a sua extração no sentido de cima para baixo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;