cuidados com a beleza estão entre
as prioridades das brasileiras. O país ocupa a terceira posição no ranking
mundial de cosméticos, atrás apenas de Estados Unidos e Japão. Em um setor que
não para de crescer, o investimento pode ser rentável. O único problema é a
disputa pelos melhores profissionais: os salões estão lotados e os cursos de
beleza têm filas de espera.
Os números não deixam dúvidas. O Instituto
Embelleze, maior de centro formação
profissional de beleza da América Latina, cresceu 25% em 2012, chegando à marca
de 310 escolas de beleza e um faturamento de mais de R$ 150 milhões no ano. Só
em janeiro, a rede inaugurou 12 novas unidades no Brasil. E a expansão do
serviço não ocorre apenas em São Paulo, onde o grupo investe em três novas
franquias, mas também por outras regiões do país, como Boa Vista-RR,
Itabuna-BA, Natal-RN, entre outros municípios. Em muitos casos, as escolas
ainda nem abriram suas portas e já têm turmas completas.
“As salas estão cheias e temos
mil pessoas cadastradas”, afirma o franqueado Fábio Lamberti, que inaugurou a
unidade de Juiz de Fora há apenas uma semana. Foi esse mesmo potencial que fez
a empresária Jeane Resende inaugurar sua segunda franquia da marca neste mês. A
unidade de Ceilândia-DF está pronta para receber até 1.500 alunos
simultaneamente. “A cidade vem apresentando um rápido crescimento econômico, o
que movimenta o setor de beleza. Com os salões cheios, há mais oportunidades de
emprego e mais gente querendo se profissionalizar”, diz.
A capital de São Paulo já possui 40
escolas do Instituto Embelleze e tem espaço para mais. A rede inaugurou três
novas franquias: Brasilândia, Grajaú e Interlagos. “Chegamos semana passada e
temos duas turmas em andamento no curso de Cabeleireiro Profissional e estamos
formando novas. É um mercado promissor, e que está pedindo por profissionais”,
explica a franqueada da unidade de Brasilândia, Carla Delorenzo.
O salão Estação Belleza Pura,
localizado no Norte Shopping, no Rio de Janeiro, recebe uma média de 150
pessoas diariamente. O negócio, que é focado em reconstrução e tratamento
capilar, está sendo impulsionado com os pacotes de beleza. Quem garante os
serviços de cabelos ou unhas todo mês, pode ter até 50% de desconto. Com 40
profissionais, o salão de beleza busca pessoas altamente qualificadas para
oferecer um serviço diferenciado aos clientes e se equiparar às grandes marcas
internacionais. Para isso, fechou parceria com o Instituto Embelleze.
“Para estar à frente da concorrência,
precisamos dos melhores profissionais. Contratamos pessoas que já tiveram
grandes salões, já foram instrutores e os melhores alunos do Instituto
Embelleze, porque eles já saem da escola com formação não apenas teórica, mas
também prática e são capazes de garantir um atendimento de excelência”, diz o
gestor de operações da marca, Eduardo Tegeler.
O Instituto Embelleze forma cerca de
200 mil alunos anualmente.
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