PUBLICIDADE

0 Mães comemoram alta de bebês em UTI de Palmas e planejam Dia das Mães inesquecível


Duas mulheres tocantinenses em especial terão um Dia das Mães inesquecível neste domingo, 13. Após uma longa espera, nesta sexta-feira, 11, os bebês de Eristela Pereira dos Santos, moradora de Pedro Afonso, e de Elisângela Gonçalves de Brito, servidora pública da Capital, receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Intensicare no IOP, em Palmas, e puderam ir para casa com suas famílias.

A alta dos recém-nascidos foi celebrada com alegria por toda a equipe multiprofissional que cuidou dos bebês enquanto eles permaneceram internados na UTI. Deixando as pequenas incubadoras nos braços das técnicas da unidade, os bebês foram levados, ao som de um coral e violão, embalados pela canção “Aleluiah”, na voz da enfermeira Ana Carolina Gonçalves dos Reis, e de muitos aplausos, até os colinhos de suas mães. Do lado de fora da UTI os familiares esperavam ansiosos e emocionados pelo momento.

“Acabamos de receber a alta e meu coração está muito radiante. É uma emoção, uma satisfação e uma felicidade muito grandes. Foi um longo tempo de espera, desde o nascimento do meu filho foram quatro meses na UTI. Daqui nós iremos para a casa da minha mãe em Porto Nacional, ficaremos lá por um tempo, voltaremos aqui para fazer consultas na próxima semana e só depois iremos para a nossa casa em Pedro Afonso. Este domingo será um dia das mães maravilhoso, sem igual, com todos os meus filhos juntos”, relata Eristela. Seu filho, o pequeno Eliabe Caleb, nasceu no sexto mês da gestação e desde então estava na incubadora da UTI. 

Emoção semelhante foi compartilhada por Elisângela, que após perder seu primeiro filho há quase três anos, deu à luz Ana Cecília no último dia 2 de abril e agora finalmente poderá comemorar seu primeiro Dia das Mães. “Já estou em casa com a minha pequena, graças a Deus minha filha está em casa. A despedida da UTI foi linda, com a música, o coral, tão incrível, fiquei sem palavras e foi difícil conter a emoção. Esse será um maravilhoso dia das mães, com a minha filha, com saúde. Toda a equipe da UTI está de parabéns pelo carinho com os pacientes e as famílias”. 

Celebração de alta



Nas UTIs Adulto e Neonatal da Intensicare no IOP foi instituída há mais de dois anos a Celebração de Alta, um projeto humanizado criado pelos membros da própria equipe, para que o paciente comemore a vida nova que começa após deixar a UTI. Todos os profissionais da UTI se reúnem para a despedida, que acontece com a apresentação de um coral de vozes, formado pelas próprias enfermeiras, que são acompanhadas por violões, violino, cantando as músicas preferidas de cada paciente.

“Esse projeto que desenvolvemos foi algo que surgiu de forma muito natural e que depois ganhou proporções maiores do que esperávamos. Por lidarmos diariamente com os pacientes, convivermos com o sofrimento deles e de suas famílias. A ligação que criamos com as pessoas que cuidamos nos fez pensar nessa ideia de, no momento em que eles fossem para casa, realizar essa despedida, em forma de agradecimento”, afirma a enfermeira Ana Carolina. “Cada alta é única e sempre nos emocionamos bastante junto com as famílias. Cada pessoa que deixa a UTI bem, com saúde, é uma vida salva, é nossa missão cumprida com sucesso”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;