PUBLICIDADE

0 Miga sua loka! Não faça alarde com a febre amarela e antes de correr para o postinho leia este post



Crédito: Nielsen Fernandes/Governo do Tocantins


É febre amarela pra lá, é febre amarela pra cá!


Todo dia, em todos os telejornais e em todos os sites de notícia o assunto é o mesmo: o surto da doença em algumas cidades da Região Sudeste do País.
Decidi fazer esse artigo para evitar alarde.
Gente, o surto é no Sudeste do País. É lá! Aqui estamos numa boa.
Pelo que entendi , a galera dessa região (principalmente São Paulo e Rio de Janeiro) não tinham o costume de se imunizar contra a doença. Parece que eles acreditavam que a febre amarela era uma doença exclusiva da região Norte do País. Aí já viu: #deupt.
Aqui, como a incidência da doença é maior, o sistema de saúde incentiva a imunização.
A Secretaria da Saúde informou que, diferente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, não existe a recomendação do fracionamento de doses da vacina de febre amarela no Tocantins.
Também não existe necessidade de buscar, indiscriminadamente, a vacina pois, quem já foi vacinado está imune ao longo da vida.
Aqui no estado o controle da doença está tranquilo. No ano de 2017, houve uma confirmação de morte por febre amarela silvestre em humano, não vacinado, mas o paciente veio do Rio de Janeiro. Há 17 anos o Tocantins não registrava caso de morte por febre amarela em humano.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de aproximadamente 95%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura.
A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, tendo como hospedeiro natural, os primatas não humanos (macacos) que habitam nas florestas tropicais. O vírus amarílico é muito agressivo, se multiplica por todo o organismo, e lesa órgãos importantes, principalmente fígado e rins.




0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;