0 ESPECIAL 31 DE MAIO: Os malefícios do tabaco à saúde




O cigarro causa vários tipos de câncer, irritação e inflamação na garganta e vias aéreas, doenças do coração e pulmão, entre outros problemas. Segundo dados da Organização Mundial de saúde (OMS) a fumaça do cigarro possui quase cinco mil substâncias tóxicas e todo o ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro.
Nesta quarta-feira, 31 de maio, é o dia mundial sem tabaco. De acordo com a OMS, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde.  O otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues, alerta sobre os principais danos que o cigarro causa à saúde humana.
“O cigarro possui cerca de 40 substâncias cancerígenas que aumentam o risco de câncer na laringe, faringe e na boca. Além de afetar a vida de pessoas que não fumam, mas inalam a fumaça de produtos de tabaco. A mudança da voz pode ser um dos sinais de câncer na laringe, região onde estão presentes as cordas vocais”, explica o especialista.
A rouquidão é provocada pela fumaça do cigarro, que causa uma inflamação crônica nas cordas vocais ou acúmulo de muco, que engrossa a voz, que a deixa mais rouca.
“A rouquidão persistente em paciente com fatores de risco, é o principal sintoma do câncer de laringe. Por isso, é necessário que o paciente procure o médico para que sejam feitos os exames, o diagnóstico correto da doença e o início do tratamento”, disse o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues.
A melhor forma para prevenir o aparecimento do câncer de laringe é não fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Além de uma dieta rica em verduras e frutas.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;