PUBLICIDADE

0 Botox chega aos consultórios odontológicos: Conheça a Técnica





A toxina botulínica, mais conhecida como Botox e utilizada pela classe médica, desde a década de 60, para disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, agora é uma grande aliada dos dentistas para diversos tratamentos odontológicos.
O cirurgião-dentista Dr. Aonio Vieira conta que a toxina botulínica é mais um recurso terapêutico e que vem sendo bastante utilizada no consultório dele: “É um tratamento simples, eficiente e apresenta diversos benefícios, com resultado eficaz, rápido e poucas contra-indicações", explica.
Utilizamos o medicamento em tratamentos de dores faciais, como ATM (disfunção da articulação temporo-mandibular), conta Dr. Aonio Vieira. A Dor facial é provocada por alterações na articulação que liga o maxilar à mandíbula — ali está localizado um complexo sistema de músculos, ligamentos e ossos. O tratamento convencional é feito com medicamentos, que podem provocar efeitos colaterais. Já a toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo, sem reações desagradáveis.
O profissional conta que a aplicação é mais comum no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos, como o apertamento dental e o bruxismo. Essa última é uma disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger de dentes durante o sono. "Ao aplicar a toxina nos músculos masseter e temporal, a tensão diminui e o tecido não tem força suficiente para promover o atrito entre os dentes, capaz de causar desgaste", detalha o cirurgião.
No Bruxismo, por exemplo, o músculo mastigatório trabalha além da conta à noite, o que desencadeia o atrito entre os dentes e, como consequência, há um desgaste. No tratamento convencional, são utilizadas placas noturnas, para impedir o contato entre os dentes, o que atrapalha o descanso. Com a aplicação da toxina, isso não ocorre.
O Sorriso gengival, também está sendo tratado com o método. Trata-se de uma disfunção em que a gengiva é exposta excessivamente quando a pessoa sorri. O tratamento convencional é feito por meio de cirurgia, mas a utilização da toxina botulínica trouxe uma opção eficiente e não é invasiva, sendo aplicada nos músculos responsáveis pelo sorriso, relaxando essa musculatura.
O efeito dessa toxina começa a partir do terceiro ao quinto dia após a aplicação e, assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela medicina, ela tem a ação diminuída com o passar do tempo. Por isso, a recomendação é de que sejam feitas novas aplicações em períodos que vão de seis a nove meses, dependendo do paciente.
A Toxina Botulínica é resultado da fermentação do clostridium botulinum, uma bactéria anaeróbia gram positiva que bloqueia a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Sem ordens para se movimentar, o tecido relaxa.

Dr. Aonio Genicolo Vieira
O Dr. Aonio Genicolo Vieira dedica a carreira na busca do sorriso saudável, reunindo ciência, experiência e alta tecnologia, sempre de última geração, em prol da harmonia e da saúde bucal. Para ele, "os olhos são a janela da alma e o sorriso, a janela do coração”.

Dr. Aonio Vieira se formou em Odontologia, em 1980, pela Universidade Metodista e tem especialização em prótese dentária e implantodontia pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Ministra cursos de pós-graduação em Prótese Dentária pela Escola de aperfeiçoamento profissional, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas desde 1987. É bastante procurado por jornalistas e produtores de programas de rádio e televisão para  esclarecer, orientar corretamente e tirar dúvidas dos telespectadores e ou ouvintes, relacionadas à saúde oral e Odontologia.

É colunista da revista Elite Luxury, onde escreve artigos que se prestam a levar informações esclarecedoras e éticas ao leitor sobre a Odontologia. É autor de dois livros lançados pela Editora Novo Século. O primeiro livro, "Sorria com Saúde" ajuda o leitor a manter a saúde bucal, além de revelar os inúmeros e modernos tratamentos disponíveis para melhorar o sorriso. A obra mais recente, "Sorrir Faz Bem", se tornou um verdadeiro guia que aborda, de forma clara e eficiente, os temas relacionados ao sorriso e à saúde bucal.

Membro ativo da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) e outras associações, ministra palestras, cursos, seminários, simpósios e participa ativamente de  congressos nacionais e internacionais, coleciona prêmios de diversas entidades. É um profissional sério e atento ao que há de mais moderno em tratamentos, cuidados estéticos e equipamentos, tornando seu consultório uma referência no Brasil e exterior.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;