PUBLICIDADE

0 Dormiu mal? Sua pele pode reviver com essas 8 dicas





 Ainda está difícil para dormir perfeitamente: o estresse e a ansiedade do momento ainda estão mexendo com o relaxamento. Se, por alguma razão, a noite passada não foi a sua noite, você fez tudo o que pôde para adormecer – meditação, um pouco de chá de camomila, leu um livro – e, no entanto, não obteve sucesso, é a sua pele que vai demonstrar isso com mais exatidão hoje. Quando não dormimos, nosso descanso não entra no modo noturno de 'consertar'. Se isso está acontecendo com frequência, você já assumiu a expressão TATT (tired all the time – cansado o tempo todo). “Olheiras, inchaço, pele sem viço e desidratada são as características mais comuns desses pacientes”, afirma a dermatologista Dra Claudia Marçal, professora-fundadora do Dermacademy MB e dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Como o resto do corpo, nossa pele repara, durante o sono, danos e inflamações que causaram estragos ao longo do dia", explica ela.

Mesmo que seu corpo tenha se ajustado a pouco descanso, ele ainda está sofrendo estresse. Esse tipo de pressão leva à inflamação em todo o sistema, aumentando a probabilidade de manchas, envelhecimento precoce e acne, diz a dermatologista. "Os hormônios do estresse também quebram o colágeno, que é uma proteína essencial para manter a pele jovem e com aparência saudável", diz ela. Agora que você já tem as más notícias, vamos às boas: existem estratégias para amenizar o problema. Consultamos médicos especialistas para ajudar nessa tarefa:

Beba muita água – Quando o despertador toca e você está bem acordado, sair da cama é sua primeira batalha difícil. A segunda tem que ser o controle de danos. E o primeiro passo é beber água: sua pele precisará disso. Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para desinchar o corpo todo (e você provavelmente pode acordar com a cara inchada, portanto beba água). “Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre se lembre de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido e inchaço. Temos visto que, dentro de casa por conta da pandemia, as pessoas acabam descuidando muito da alimentação e consomem mais produtos enlatados e processados, ricos em sódio. E fique de olho em sucos de caixinha, que também têm muito sódio na composição”, afirma a médica.

Lave o rosto com água fria – Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele. “De preferência, esse sabonete deve contar com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila, erva doce, hamamélis e calêndula. Eles vão ajudar na diminuição do edema”, afirma a Dra Claudia.

Não esfolie ou esfregue – Quando você estiver tomando seu banho matinal e tentando se sentir mais humano, resista ao desejo de esfoliar a pele. Embora a esfoliação possa parecer agradável e deixá-lo mais alerta, isso pode agravar a pele já inflamada. Em vez disso, use água termal gelada. Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica a Dra Paola.

Invista na Vitamina C – Poderoso, o ingrediente deve ser usado de maneira tópica e oral: “O antioxidante é fundamental para a pele. Internamente, trabalha para apoiar o sistema imunológico, aumentar a absorção de ferro e reduzir os sinais de cansaço. Com ação tópica clareadora e antioxidante, a Vitamina C diminui as metaloproteinases que degradam colágeno", diz a médica Dra. Claudia. Com relação às cápsulas, a Vitamina C pode ser combinada com Bio-Arct e In.Cell para potencializar o reforço ao sistema imunológico, segundo a Dra. Claudia. No tratamento tópico, prefira fórmulas que contenham a Vitamina C estabilizada a 20%, como C 20 Serum, da Ada Tina. “Ele traz uma versão melhorada do ingrediente que possui toque seco, textura fluida e rápida absorção que não arde ou torna a pele oleosa, podendo assim ser usada até mesmo em peles sensíveis, com rosácea e na área dos olhos para clarear manchas e reduzir rugas e linhas de expressão”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

Lembre-se do seu cosmético para área dos olhos – A área dos olhos tem a pele mais fininha do nosso corpo, portanto, o cuidado diário é essencial, com produtos que tenham efeito contra rugas, desidratação, flacidez e olheiras, além das bolsas por inchaço e acúmulo de linfa. Uma boa pedida são produtos com Meiyanol, que diminui a inflamação e as olheiras, ou cafeína para estimular a microcirculação. Uma opção é Radiance, da Buona Vita, um creme de tratamento global para a área dos olhos, que reduz rugas e linhas de expressão, diminui a aparência de bolsas e clareia olheiras, e traz Cafeisilane C, uma cafeína biovetorizada pelo silício orgânico. “Esse ativo promove ação drenante e lipolítica, reduzindo o edema e bolsa”, afirma Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Use um hidratante com ácido hialurônico – Você já deve ter ouvido falar dele. O ácido hialurônico é uma molécula presente naturalmente na nossa pele e os cremes com a substância ajudam a hidratar melhor a pele. Você pode apostar em um produto hidratante, como o sérum 4D, da Buona Vita, que traz quatro ácidos hialurônicos de diferentes pesos moleculares para hidratar cada camada da pele. Outra opção é investir em um protetor que contenha a substância como Biosole Lev FPS 60, da Ada Tina, que tem textura levíssima à base de água termal dos Alpes italianos e é formulado com Ácido Hialurônico e Difendiox, poderoso antioxidante exclusivo da marca.

Experimente uma massagem com roller ou gua sha – Se um olhar no espelho refletir bochechas, olhos e pescoço inchados, os “rollers” ou gua sha, de pedra natural, ajudam a pele do rosto e pescoço através da drenagem linfática e da ativação da circulação local. “O movimento e a pressão durante o movimento drenam a pele e, pelo fato de a pedra ser naturalmente gelada, faz vasoconstrição e ajuda ainda mais a desinchar. Durante o uso do roller, a pele fica mais vermelha devido a ativação da circulação e, por isso, se usar um sérum ou hidratante antes de sua aplicação, os ativos terão maior absorção pela pele”, afirma a Dra. Paola.

Faça um treino rápido – Provavelmente você não acordou exatamente na hora do trabalho, então você pode ter 10 minutinhos para um treino rápido. Quando o sono não está do seu lado, seu rosto pode parecer mais opaco, pálido ou sem vida quando a manhã passa. Para adicionar cor às bochechas e ajudar sua mente cansada a se preparar para o dia, aumente a frequência cardíaca, pois esse estímulo ajudará na oxigenação dos tecidos. “Também é necessário investir em uma dieta equilibrada, com carboidratos de boa qualidade e integrais, alimentos ricos em proteína e gorduras do bem. Lembra-se de consumir frutas, legumes e vegetais, pois melhoram a eliminação de toxinas”, finaliza a Dra. Paola.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;