O verão é marcado pelos dias longos e altas temperaturas. Nesta estação alegre e quente, devemos dar atenção especial à saúde das plantas. Elas necessitam do sol para realização da fotossíntese, sua fonte de energia, porém devemos ficar alertas a alguns sinais que podem indicar calor em excesso. Para mantê-las em pleno desenvolvimento nesta época do ano, adote as seguintes medidas:
Exposição ao sol: Verifique se, mesmo com o solo úmido, as folhas estão murchas durante o dia. Neste caso, uma das dicas é utilizar uma cobertura como a tela sombrite (tela que deixa passar 50 a 70% da luz), promovendo sombreamento parcial. Quando cultivadas em vasos, reposicione-as em local com menor exposição ao sol.
Irrigação: Irrigue com maior frequência, preferencialmente pela manhã e no final do dia. Evite irrigar à noite, pois a planta ficará com as folhas úmidas por muito mais tempo, facilitando a proliferação de fungos e doenças.
Foto: mangueira Tramontina
Adubação: Para que as plantas continuem crescendo saudáveis, realize adubações frequentes e de menor intensidade. Fique à vontade para utilizar adubação orgânica, resíduos já compostados, entre outros materiais orgânicos.
Solo: Cubra o solo com cascas e folhas para reduzir a perda de água por evaporação.
Foto: sacho duas pontas Tramontina
Poda: Nesta época inúmeros arbustos e flores estarão em plena floração, portanto cuidado com as podas. Por outro lado, seu gramado exigirá cortes mais frequentes.
Foto: cortador de grama Tramontina
O resultado já sabemos: um jardim florido com a grama verdinha, convidativa e pronta para ser cenário de muitos momentos especiais.
0 comentários:
Postar um comentário