Depois de um 2020 completamente desafiador, esse novo ano começa com muitas expectativas para as empresas, que foram tão prejudicadas durante a crise. Muitas tiveram que fechar as suas portas, mas aquelas que se mantiveram abertas esperam que 2021 seja diferente e com muitas oportunidades.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre) já indicou que 42% das empresas brasileiras prospectam uma retomada neste ano. A maioria dos empresários com esse entendimento faz parte do setor de serviços, correspondendo a 47% do total. Mas o que é preciso para se recolocar com sucesso em 2021 e fazer com que seu negócio venda mais?
“Planejamento estratégico, visão em longo prazo e metas muito bem definidas ”. É o que afirma o especialista em estratégia de negócios, Daniel Pereira. Segundo ele, o pequeno e o médio empresário não ocupam a função que devem ocupar, que é a de planejar a sua empresa. Muitos acordam tendo que escolher qual incêndio vai apagar primeiro. “Uma pessoa estratégica planeja os próximos 5, 10 anos. Ela está pronta para o que vai acontecer, mesmo que ocorra um imprevisto ou alteração no meio do caminho. Essa pessoa criou o futuro dela. Dessa forma, ela consegue se flexibilizar e se adaptar às mudanças,” afirmou.
O especialista também explicou os passos para traçar metas honestas e alcançáveis. “Prefiro o menos para que ele se torne mais. É prioridade que o (a) empresário (a) faça o planejamento para um ano e consiga executá-lo, porque muitos elaboram planos muito complexos, que não saem do papel”, destacou.
Como ser estratégico?
Diante dos dados dos últimos dois anos, o especialista destaca que consegue analisar o comportamento da empresa e verificar se houve uma crescente ou queda. “É possível observar como são os padrões adotados. Exemplo disso é realizar a análise do primeiro trimestre, do primeiro semestre e do segundo semestre. Com este cenário, ele irá comprar menos, adaptar-se à queda, antecipar as ações e criar estratégias visando os resultados”, ressalta o especialista em negócios.
Para ele, poderão ser utilizados três modelos para diminuir a carga de estresse com o planejamento. São eles: o modelo palpável, o desafiador que gera crescimento para a empresa e o fora da curva cujo destaque é escalar o faturamento e dobrá-lo, criando três cenários de faturamento. “Com isso, o empresário consegue analisar pontos que ele ainda não tinha analisado desde a abertura da empresa e obter resultados satisfatórios,” concluiu Daniel Pereira.
0 comentários:
Postar um comentário