No atual cenário da pandemia, a maioria das pessoas tiveram mudanças drásticas na rotina. Trabalhar em homeoffice, ensinar e acompanhar a tarefa dos filhos em casa foram algumas das transformações bruscas em prol da saúde e bem-estar. Em casa, outras rotinas foram incorporadas ao dia-a-dia de muitos, como uma alimentação saudável e atividades físicas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) quem pratica exercícios físicos regularmente, reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas, como câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e doenças em artérias e vasos sanguíneos.
“A saúde das veias é algo que muitas pessoas não se atentam, e, com mudanças simples na rotina pode-se evitar muitos problemas que vão desde varizes a trombose venosa”, explica o cirurgião vascular do Instituto da Circulação e Laser (ICL), Guilherme Taramelli S. Cecilio.
Segundo estudo, publicado no The Lancet, e que analisou 130 mil pessoas em 17 países de diferentes níveis socioeconômicos, a prática de atividade física é uma das maiores promotoras de saúde.
A OMS recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, cerca de 20 minutos por dia, ou 75 minutos por semana de atividade física de maior intensidade, cerca de 10 minutos por dia. Caminhar, dançar, praticar jogos e esportes, pedalar, são algumas das alternativas viáveis para quando as coisas se normalizarem.
Em casa, atividades com auxílio remoto de profissionais da área, brincadeiras e jogos, alongamentos contribuem para o início de uma rotina de exercícios.
O cirurgião vascular recomenda aos profissionais que estão trabalhando em casa, que não esperem a mudança de cenário para iniciar uma rotina de exercícios, e destaca dois exercícios simples, mas poderosos para a saúde vascular. “Se você está trabalhando em casa, é importante levantar da cadeira e caminhar dentro de casa por alguns minutos e, ao final do dia, colocar as pernas esticadas para cima, de 15 a 20 minutos, para ajudar na melhora da circulação do sangue”, explicou.
Além da boa frequência e intensidade da atividade física diminuir o risco cardiovascular, ter uma alimentação e dieta adequada também é importante. “Alguns alimentos podem agravar a inflamação dos vasos sanguíneos, como fast-foods e alimentos ultraprocessados de forma geral, logo, optar por alimentos frescos e na quantidade adequada é de fundamental importância para melhorar a saúde das veias”, destacou o especialista.
Outras dicas importantes são: o consumo de água, sucos e chás, eles melhoraram a circulação do sangue; fazer exames médicos periódicos, doenças que são detectadas no início tem maiores chances de cura; não fumar, a nicotina está ligada à diminuição da espessura dos vasos sanguíneos
0 comentários:
Postar um comentário