Por que as mulheres pintam o cabelo? Porque querem expressar sua
personalidade, porque tudo está ligado a emoções, ao desejo de se
colocar socialmente ou de se sentir bem consigo mesma. Algumas mulheres
querem ser notadas por ser sexy, ousadas, fashion. Outras desejam uma
aparência perfeita, sofisticada. Há ainda aquelas que buscam uma imagem
mais natural, sutil, autêntica. E aquelas que são radiantes e cheias de
energia.
Esses quatro tipos de mulher se espalham pelo mundo, cada país com
uma predominância, como detectou o mais recente estudo feito no
novíssimo Centro de Pesquisa Capilar de L’Oréal, em Saint Ouen, ao norte
de Paris, que ouviu 12 mil mulheres em 12 países, entre eles o Brasil. A
pesquisa mostrou que 91% das entrevistadas disseram ter benefícios
emocionais ao tingir o cabelo. O gigante francês da beleza quer entender
as motivações mais profundas das consumidoras para oferecer as melhores
soluções em um mercado que não para de crescer.
Duzentos e trinta e cinco produtos de beleza que envolvem cor
(cosméticos, esmaltes e coloração de cabelo) são vendidos por segundo no
mundo. Em 2011, 7.4 bilhões de unidades foram consumidas, um volume de
venda de 46.5 bilhões de euros, sendo 79% cosméticos e 21% coloração.
Segundo o estudo, inglesas são naturais, francesas são estilosas, russas
e italianas querem ser perfeitas, enquanto alemães são cheias energia.
Brasileiras e mexicanas são ousadas e adoram uma coloração vibrante. O
nosso mercado é o segundo em gasto per capita (17 euros), só atrás da
Noruega, o que faz do país o lugar mais atraente do mundo hoje para
explorar o potencial do consumo de produtos de beleza. Nesse universo, o
batom é o item número um do mundo. Mas, quando a L’Oréal perguntou o
que as mulheres levariam para uma ilha deserta, coloração de cabelo
pulou para primeiro lugar. Pensando nisso, a companhia promete um
lançamento de impacto para 2013, o Olia, de Garnier. Totalmente sem
amônia, o produto garante uma cobertura perfeita por causa da presença
de óleo na formulação, que ajudaria a fixar a cor nos fios.
Para 2013, a saúde e juventude da pele também estão na mira. Vêm aí o
Revitalift Laser 4, um aperfeiçoamento de uma das estrelas da empresa, e
o Age Perfect Renaissence Celulaire. Com Natecium DHC, que protege a
célula mãe, o lançamento é responsável pela regeneração da pele, e tem
um novíssimo antioxidante, o glicosilated flavonoid, mais um estimulante
do sistema mitocondrial, e Vitalline, sementes indianas que favorecem a
comunicação entre as células. Essa maravilha foi pensada para as
mulheres maduras, com mais de 50 anos de idade, que estão no auge de sua
vitalidade e são as mais cobiçadas do momento pela indústria. Como
porta-voz, a atriz Juliane Moore, 51 anos, espalhou simpatia e beleza no
lançamento mundial do produto, nessa quinta-feira, 15 de novembro, em
Paris. Sem duvida, um exemplo do que é ser sexy, ativa, vibrante. Uma
mulher sem idade que todas queremos ser.
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