Quais
são as lembranças que um perfume pode trazer? Será que cheiros são capazes de
provocar sensações e despertar sentimentos? E um perfume pode revelar traços da
personalidade? Ninguém melhor do que a perfumista Verônica Kato para esclarecer
essas questões, além de desvendar mitos como fixadores importados.
Graduada em Farmácia-Bioquímica pela
UNESP, Verônica Kato cursou a escola de perfumaria da Dragoco/Symirise, na
Alemanha, onde posteriormente atuou como assistente, trainee, perfumista pleno
e sênior. Trabalhou também na Quest Flavours and Fragrance (atual Givaudan), na
IFF (International Flavours & Fragrances Inc.). É a maior perfumista da
América Latina e exclusiva da Natura.
1 – O brasileiro
é muito ligado a cheiros. Você pode explicar o porquê dessa relação tão íntima?
O que um perfume, por exemplo, pode despertar em uma pessoa?
Verônica Kato Cheiros
e perfumes nos levam a lugares, memórias e sentimentos. Perfumar-se é a arte de
se descobrir, uma experiência pessoal e sensorial, que envolve todos os
sentidos. É algo complexo, cheio de emoções e significados traduzidos de várias
formas, de acordo com a história de cada pessoa.
2 – Então um perfume pode revelar algum traço da
personalidade já que mexe com as emoções?
Verônica Kato - Com certeza, o cheiro de
uma pessoa traduz muito da sua personalidade. Acreditamos que perfumes
provocam sensações e despertam os sentimentos mais verdadeiros,
porque falam sem palavras. Nos reconectam com a nossa essência, aquilo que é
simples, autêntico e realmente importante. Nossas marcas têm conceitos
que geram identificação, proximidade e ajudam a expressar quem,
realmente, somos e a nos relacionar verdadeiramente.
3 – Quais
são os diferenciais da perfumaria Natura?
Verônica Kato - A Natura, líder em
perfumaria no Brasil, acredita que se perfumar é uma forma de se descobrir. A
empresa tem um jeito único de fazer essa magia acontecer, uma maneira própria
de olhar o mundo. E, por meio de seus produtos, expressa o seu modo de cuidar das
relações, respeitando a natureza e a emoção de quem os consome. Em perfumaria,
a empresa busca construir um portfólio com marcas consolidadas que ofereçam
diferentes convites com fragrâncias que carregam conceitos que emocionam e
ajudam a as pessoas a se relacionar e a expressar quem são de verdade. As
fragrâncias desenvolvidas pela empresa são enriquecidas com óleos essenciais
exclusivos, que traduzem a complexidade e a riqueza da biodiversidade
brasileira e latina e são verdadeiros “cheiros vivos”.
4 – Como é a aceitação dos cheiros brasileiros nos mercados
internacionais. Qual a preferência do mercado nacional e internacional?
Verônica Kato - As fragrâncias
desenvolvidas pela Natura só por incorporarem elementos da biodiversidade
brasileira, o que a torna exótica, já chamam muita atenção. As pessoas que não
conhecem essa perfumaria e de repente têm acesso a ela, se encantam. Esse é o
comentário que eu recebo. Todas as fragrâncias têm despertado a atenção, tanto
no mercado nacional e principalmente no mercado internacional.
5 – Mas por que as
pessoas acham que os melhores produtos ainda são os importados? Há um movimento
na produção nacional para mudar esse panorama?
Verônica Kato - A diferença
entre a perfumaria nacional e internacional está basicamente ligada às escolhas
dos caminhos olfativos. Os caminhos mais frescos, que sempre foram os
preferidos dos brasileiros, possuem uma maior concentração de notas de saída -
o cheiro que percebemos ao abrirmos o frasco e colocarmos o perfume na pele -
que evaporam mais rápido. Já os países mais frios preferem perfumes com
caminhos mais adocicados, gourmand e amadeirados que possuem maior concentração
de notas de corpo e fundo – mais densas e menos voláteis e que ficam por mais tempo
depois da aplicação. Por isso, a ideia de que hoje os perfumes importados são
melhores é um mito. Em termos de qualidade, não há diferenças entre os perfumes
da Natura e os importados. A Natura é uma empresa inovadora que trabalha em
parceria com as maiores empresas de perfumaria do mundo. Temos dentro da Natura
um laboratório com os mesmos ingredientes usados por empresas do mundo todo. Os
perfumes da linha Amó, por exemplo, foram criados em parceria com perfumistas
renomados internacionalmente, como Stephen Nielsen da Givaudan, e Pascal
Gaurin, Pierre Wargnye e Marion Costero, da IFF.
6 - O que deve ser levado em
consideração na hora de escolher um perfume?
Verônica Kato - A escolha de um perfume é muito pessoal. As pessoas escolhem a
fragrância de acordo com seu gosto individual e não de acordo com sua
personalidade. É preciso estar atento ao fato de que uma mesma fragrância pode
apresentar características distintas, dependendo da pele da pessoa.
7 - Existe fixador para o perfume?
Verônica
Kato - Fixador é um mito, nenhum perfume contém. O tempo que o perfume
permanece na pele está relacionado à sua performance. Por isso, é preciso estar atento ao fato de que uma mesma fragrância pode
apresentar características distintas, dependendo da pele da pessoa. Isso
acontece porque cada um de nós tem uma química própria, que interfere no
perfume. E é justamente esta característica que torna uma mesma fragrância
única, pois a mesma essência pode emanar um cheiro diferente em cada pessoa.
Outros fatores que também influenciam na nossa pele são a melanina, que é a substância
química responsável pela nossa cor, a hidratação, pois quanto mais hidrata a
pele, por mais tempo a fragrância permanece e a alimentação, já que de certa
forma nós transpiramos o que comemos. Se ela for rica em pimentas ou peixes
transpiraremos odores diferentes que irão compor o perfume que usamos.
8
– Mas existem determinados
‘tipos’ de perfumes que fixam mais?
Sim. Os
produtos que apresentam melhor perfomance são aqueles que tem um equilíbrio entre
as notas de saída, corpo e fundo e possuem em sua composição notas de fundo de
moléculas mais pesadas, ficando portanto
mais tempo na pele. Quanto maior a concentração de óleos essenciais da
fragrância, maior a sua performance. Por exemplo, o perfume ou parfum possui a
maior concentração de essência, entre 18% e 20% do volume total, enquanto o
Spray Corporal Perfumado ou Splah possui baixa
concentração de essências, 7% no máximo.
9
– Há certos lugares no corpo em
que o perfume deve ser passado? Qual a maneira correta de usar o perfume?
Verônica Kato - Os melhores lugares para se passar perfume são onde a circulação
sanguínea é maior: na nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobra do braço.
Evite o contato com as mucosas e os olhos.
0 comentários:
Postar um comentário