PUBLICIDADE

0 A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO GINECOLÓGICA




Dr. Luiz Fernando Carvalho
O exame preventivo do Papanicolau é essencial para detectar possíveis alterações citológicas do colo do útero da mulher. É por isso que ele deve ser realizado anualmente ou até mesmo em períodos mais curtos, dependendo da indicação médica.
Ainda que seja bastante conhecido, há um grande número de mulheres que desconhece a importância desse e de outros exames preventivos. Às vezes, isso acontece por falta de informação ou pela falta de tempo devido à correria do dia a dia.
O primeiro passo para a prevenção é se conscientizar sobre a importância de check-ups regulares, para que possíveis problemas sejas identificados precocemente. Além do Papanicolau, os principais exames femininos são a ultrassonografia pélvica transvaginal e a mamografia bilateral (recomendado para mulheres a partir dos 40 anos de idade).
Medidas simples como manter uma alimentação saudável e realizar atividade física regular contribuem para evitar o surgimento de enfermidades benignas e malignas. Entre as doenças ginecológicas que mais atingem as mulheres estão o corrimento genital, doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios da menstruação, doenças fibrocísticas da mama, infecções do trato urinário, incontinência urinária, mastalgia e câncer de mama e de colo uterino.
Todas essas doenças têm prevenção e tratamento. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, por isso, não deixe de visitar o seu médico periodicamente ou sempre que notar alguma alteração na saúde. Com certeza essa é a melhor maneira de estar em dia consigo mesma!
Dr. Luiz Fernando Carvalho é ginecologista do Hospital San Paolo, centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;