PUBLICIDADE

0 25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão: você sabe diferenciar todas as variedades de composição de cada tipo de massa?

 


Dia 25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão, um dos alimentos mais tradicionais dos almoços em família e também daqueles que buscam praticidade e versatilidade na cozinha. Criado pelos chineses e popularizado no Brasil pelos italianos no século 19, o macarrão tem muitas variedades, tanto em seus formatos (mais de 60) quanto em suas composições.

Este é um dos principais alimentos fonte de carboidrato, nutriente responsável por gerar energia ao cérebro e ao corpo humano. De acordo com Maria Julia Couto, nutricionista e consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o macarrão tem baixos níveis glicêmicos, pois leva mais tempo para ser digerido pelo organismo. "Ele colabora para prolongar a sensação de saciedade e manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição", explica.

Cada tipo de massa tem seus ingredientes específicos na composição, ainda que seja basicamente água e farinha de trigo. Os benefícios do alimento original (à base de trigo) são preservados e não há adição de açucares e gorduras. Conheça cada variedade:

Macarrão de Sêmola

Elaborado com farinha de trigo especial, denominada tipo 1, de cor mais clara que o comum.

Macarrão com Ovos

Além de farinha e água, são adicionados ovos à massa.

Massas secas

Produzidas com farinha de trigo e água, passam por um processo de secagem que permite um longo período de estocagem antes do consumo.

Massas instantâneas

Pré-cozidas durante o processo de fabricação, podem ser preparadas em poucos minutos.

Massas Frescas

Feitas com farinha de trigo, passam por um processo parcial de secagem. São comercializadas sob refrigeração.

Macarrão grano duro

É feito com um trigo especial denominado trigo durum. Após o cozimento, resulta em uma massa mais solta e al dente.

Macarrão integral

Elaborado com farinha de trigo integral, contém mais fibras em sua composição.

Encontre diversas receitas elaboradas com todos estes tipos de massas em http://www.abimapi.com.br .

 

0 É possível ser orgânico, vegano, sustentável e cruelty free em um só produto

 




A preferência por produtos mais sustentáveis se tornou uma realidade. O consumidor opta por marcas que estejam alinhadas com os cuidados necessários com o meio ambiente. Ao apresentar a primeira linha de produtos certificados orgânicos de uma grande marca nacional, O Boticário mostra que é possível oferecer um produto ao mesmo tempo orgânico, vegano, sustentável e cruelty free. A família já nasce com a certificação Ecocert/Cosmos e chega ao mercado em outubro. 


Para conquistar essa certificação, os produtos tiveram que atender também a diversas exigências referentes às embalagens. Shampoo, condicionador e loção 200ml são acondicionados em embalagens feitas de plástico verde de origem vegetal e fontes renováveis. Já no caso da loção 400ml, o frasco é feito com PET 100% reciclado pós consumo, produzidas com garrafas PET utilizadas, recolhidas nas cooperativas de reciclagem de resíduos. Todo material recolhido passa por um processo de lavagem e moagem para obtenção da resina usada na confecção de um novo frasco. A reciclagem do material consome menos energia quando comparada à fabricação do PET. A cadeia de reciclagem possui um importante papel social no Brasil, garantindo a renda de muitas famílias.  


Além do desenvolvimento de uma linha de produtos consciente, o Boticário tem o maior programa de logística reversa de embalagem em pontos de coleta do país. Usando o alcance da marca para sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidarem do meio ambiente, inspirando positivamente o mercado. Em todas as quase quatro mil lojas da marca, os consumidores podem devolver os frascos e potes vazios de produtos de beleza, que serão encaminhadas para a reciclagem correta.  


A marca conta com o selo Beauty Without Bunnies da certificadora People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), reconhecida organização de direitos dos animais. Em 2019, a marca conquistou também a aprovação pelo programa Leaping Bunny, que estabelece padrões cruelty free superiores aos exigidos pela legislação.  


A nova linha Nativa SPA Orgânico chega às lojas de todo o Brasil, e no e-commerce da marca, em outubro. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre. Confira mais sobre este e outros produtos e temas no blog Dicas de Beleza, no site do Boticário.   


#OndeTemAmorTemBeleza 

0 Unopar e Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins se unem em prol do Outubro Rosa





 A Unopar, em parceria com a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, festá fazendo atendimento ginecológico de Papanicolau gratuito na unidade de Palmas desde  21 de outubro.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o exame de Papanicolau é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O exame preventivo detecta facilmente as lesões causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano), vírus que causa o câncer do colo do útero. Quando as lesões são descobertas precocemente, são curáveis na quase totalidade dos casos e, por isso, é tão importante a realização periódica desse exame. "A coleta é simples, rápida e eficaz para detectar lesões de forma precoce. Todo o nosso trabalho é feito de forma voluntária e tem como foco ajudar as mulheres nesse autocuidado", diz Monica Luzia Marques, presidente da Liga Feminina. "Uma vez que a paciente esteja com a gente no consultório, a ideia é realizar também o exame clínico de mama. Mais um teste preventivo e de extrema importância para detectar possíveis sintomas".

Segundo Gislaine Vilas Boas, Diretora da Unopar de Palmas, a iniciativa foi criada em apoio ao Outubro Rosa, movimento que visa conscientizar o exame precoce do câncer de mama. "Além de voluntárias da Liga Feminina, contaremos com a participação de estudantes do curso de Enfermagem. As horas dedicadas à ação contarão como campo de prática para esses alunos.", afirma Gislaine.

O atendimento na Unopar terá início no dia 21 de outubro e ficará disponível até dezembro de 2020.

Atendimento gratuito para coleta do exame de Papanicolau
Data: de 21/10 até 09/12/2020
Horário: das 14h às 18h
Local: Unopar (Ac. Q. 202 Sul Avenida Ns 2, 2 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-452)

0 Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína

 Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas no município de Araguaína, no Norte do Estado, com a realização do projeto “Girassol: Arte, Educação, Cultura e Cidadania”, do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca). A ação solidária ofertou cursos de arte como música e teatro; cursos profissionalizantes como de artesanato para geração de renda; oficinas de contos, lúdica  de motricidade e dinâmicas de interação social; atendimento de psicologia e palestras sobre higiene bucal, drogas, violência sexual infantil e na adolescência, e os cuidados com a covid-19.

 


Foram ofertadas ações para públicos de todas as idades, contudo, principalmente, para crianças e adolescentes. Coordenadora do projeto, Cristina Lira afirma que as ações foram baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, que preceitua que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar à infância e à juventude, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, bem como, colocá-los a salvo de toda e qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

A jovem estudante Luany Mirelly Costa, de 15 anos, é um desses exemplos de sucesso no projeto para a área da juventude, que afirma ter se desenvolvido muito após as aulas de teatro do Isca. “Eu consegui perder muito da minha timidez, melhorar a minha dicção, ter mais desenvoltura para conversar com as pessoas e até a minha concentração nos estudos. Sei que ainda tenho muito o que melhor, mas as aulas de teatro já fizeram muita diferença na minha vida”, relatou a jovem, que é aluna do Colégio Adolfo de Menezes.





 

O presidente do Isca, o produtor cultural George Henrique Silva declara que a iniciativa surgiu como forma de contribuição para romper com os altos índices alarmantes de abuso e violência sexual e trabalho escravo infantil em Araguaína. “Buscamos utilizar a arte e a cultura como recurso informação e reconstrução de uma nova identidade social, de forma que conseguimos contribuir na melhoria da qualidade educacional e social do município”, comemora George.

 

As atividades aconteceram em abrigos, bairros e projetos sociais do Município, tiveram início em outubro de 2019 e seguiram até o dia 3 de outubro deste ano. O projeto é patrocinado pelo Fundo para a Infância e Adolescente (Fia) e foi desenvolvido pelo Isca em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA).

0 Saiba como realizar tratamentos noturnos

 




O dia de beleza pode ser a noite de beleza, ainda mais quando não sobra tempo para se cuidar ao longo do dia. A Vanessa Paez, esteticista que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, preparou algumas dicas de tratamento noturno para a pele e cabelo, que são práticos para fazer em casa. Confira:


Hidratação noturna para o cabelo

Para o cabelo, recomendo o uso do óleo de oliva, de rícino ou mel. O ideal é misturar uma colher de sopa do óleo de um desses ingredientes para um pote de condicionador ou creme hidratante capilar de 200 ml. Aplique no cabelo do meio à pontas e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só enxaguar sem deixar resíduos.

Existem muitas hidratações que podem ser aplicadas a noite, mas é preciso se atentar qual é o mais indicado para o seu tipo de cabelo. Tem uma dica infalível e que serve para todos os tipos de cabelo, além de ser possível fazer em casa. Veja como fazer:

Você vai precisar de babosa ou dois quiabos, óleo de coco e um creme de hidratação (pode ser o que você já está acostumada). Corte o quiabo ou babosa e coloque em uma tigela. Acrescente duas colheres (sopa) de água, misture bem e depois inclua também uma colher de creme de hidratação. Aplique no cabelo, da raíz às pontas, e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só enxaguar sem deixar resíduos e procure utilizar água morna ou fria.

Hidratação noturna para a pele

A pele também precisa de cuidados e, com a chegada do inverno, é importante ficar atenta ao ressecamento que é mais propício nesta época do ano. Para a hidratação noturna na pele, recomendo o uso de borra de café (que você pode reutilizar depois que o café for coado), iogurte natural (sem sabor) e mel. Misture um pouco desses ingredientes em um recipiente. Após o banho, aplique em todo o corpo, massageie por cinco minutos e depois enxague bem. Para finalizar, você pode usar um creme hidratante corporal.

Para as partes mais rígidas do corpo, como joelhos, cotovelos, pescoço e pés, use cremes esfoliantes. Para o rosto, recomendo uma limpeza com água micelar e depois a aplicação de um creme hidratante de acordo com a sua idade. Para o corpo, utilize o creme hidratante corporal de costume e misture algumas gotas de óleo de amêndoas para massagear a pele.

De maneira geral, a pele fica exposta às mudanças climáticas, independente da idade. Além disso, o aspecto da pele acaba sendo um reflexo do que nos alimentamos, por isso é importante ficar atento a isso. Hidratar a pele também é tomar a quantidade de água diária recomendada e se alimentar de maneira saudável.

0 Outubro Rosa: Radioterapia Intraoperatória é alternativa viável para tratamento de câncer de mama e proporciona qualidade de vida para pacientes

 


Segundo o Instituto Nacional do Câncer ( Inca), o Brasil deve registrar mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2020, o que representa uma taxa de incidência de 43,7 casos por 100 mil mulheres. O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo todo, sendo a quinta causa de morte por câncer em geral (626.679 óbitos em 2018) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

 

O diagnóstico precoce nas fases iniciais é fundamental para aumentar a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com maior índice de sucesso. Em 19 de outubro celebra-se o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, data que deu origem à campanha de prevenção e conscientização Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Além de ações para reduzir as chances de desenvolvimento da doença, como evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável, a realização do autoexame é essencial na prevenção ao câncer de mama, que não tem uma causa única - há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas) que podem levar ao desenvolvimento da doença.

 

Uma vez diagnosticado, é preciso buscar o tratamento adequado para o câncer de mama. Existem diferentes alternativas que devem ser definidas de acordo com o perfil da paciente e estágio da doença. Entre os tratamentos disponíveis estão a Radioterapia Externa Pós-operatória (EBRT), na qual são realizadas aplicações externas e periódicas de radioterapia após o procedimento cirúrgico, em período que costuma variar de 3 a 6 semanas, e a Radioterapia Intraoperatória (IORT), na qual é realizada uma única aplicação de radioterapia na área afetada, ainda no centro cirúrgico, logo após a cirurgia de remoção do tumor.

 

Estudo realizado pela University College London, denominado TARGIT-A (radioterapia intraoperatória versus radioterapia externa para o câncer de mama), publicado na British Medical Journal no mês de agosto, aponta técnica IORT como alternativa eficaz e inovadora para tratamento padrão contra a doença. Realizado por quase vinte anos (com início em março de 2000), o estudo analisou 2.298 pacientes, dos quais 1.140 foram tratados com IORT, e apresentaram resultados equivalentes aos dos pacientes submetidos à EBRT a longo prazo sem, no entanto, enfrentar os efeitos colaterais da radioterapia externa, evidenciando os benefícios da IORT.

 

Os pesquisadores destacam que os pacientes que receberam o tratamento com IORT, apresentaram menor probabilidade de desenvolvimento de outros tipos de câncer e de doenças cardíacas, bem como de morte nos cinco anos seguintes ao procedimento. Com isso, o estudo TARGIT-A estabelece a IORT como uma opção de tratamento padrão para o câncer de mama em estágio inicial.

 

A médica diretora da mastologia do Hospital AC Camargo , Dra. Fabiana Makdissi,Dra. Fabiana Makdissi, acredita que em tempos de pandemia, um tratamento em uma única sessão é ainda mais importante para as pacientes em tratamento contra o câncer, devido a não necessidade de se movimentarem pela cidade. "Quando a paciente está dentro dos critérios de seleção para esta terapia, os benefícios clínicos, sociais, financeiros e psicológicos são enormes. Seria muito importante instituições públicas e privadas adotarem a técnica para tratamento de câncer de mama em estágio inicial, pois ela reduz o tempo de tratamento drasticamente, o que é essencial diante do cenário atual de isolamento social", explica a especialista.

 

Referência mundial em tecnologia voltada à saúde, a multinacional alemã ZEISS desenvolveu o INTRABEAM®, sistema de radioterapia intraoperatória portátil, com acelerador linear móvel de baixa energia, utilizado em centros cirúrgicos para o tratamento de radioterapia intraoperatória de dose única. O equipamento, disponível no Brasil desde 2013, permite um tratamento direcionado e pode ser usado em diversos tipos de tumores, sendo que a radioterapia intraoperatória é feita logo após a ressecção do tumor. Com duração de aproximadamente 30 minutos, a aplicação não oferece riscos à paciente ou à equipe médica e promove a melhoria na qualidade de vida das pacientes, que retornam ao seu convívio social e às suas atividades cotidianas mais rapidamente.

 

O INTRABEAM® é utilizado no tratamento do câncer em diversos hospitais do país, como AC Camargo Câncer Center (SP), Hospital Oswaldo Cruz (SP) e Instituto de Mastologia e Oncologia (GO). Além disso, as pacientes da rede pública podem usufruir da tecnologia por meio de parcerias entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os hospitais que contam com o equipamento, em conformidade com a Portaria n° 1.354/SAS/MS. Ao todo, mais de 45.000 mulheres em todo o mundo receberam tratamento IORT por meio do INTRABEAM®, com excelentes resultados.

0 Semus destaca importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti


 A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, mesmo diante da situação de pandemia da Covid-19, é preciso se atentar aos cuidados com a dengue e outras doenças e que os profissionais da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) continuam atuando no monitoramento de endemias.

O gerente da UVCZ da Semus, Auriman Cavalcante, explica que é importante que a população receba os agentes de endemias nas visitas semanais. “A pandemia é um problema grave, e precisamos respeitar as recomendações para passar por ela. Mas todo o trabalho dos agentes de endemias é crucial para evitar a proliferação do mosquito da dengue, e não podemos descuidar desse transmissor de doenças”, ressaltou o gerente.

Auriman destaca que para evitar a proliferação do mosquito é importante que a população contribua com o monitoramento principalmente nos quintais, onde é necessário intensificar a limpeza. “Os quintais precisam passar semanalmente por um processo de limpeza, basta alguns minutos e você consegue tirar toda água parada que pode acumular em vasos de plantas, calhas, entulhos, pneus e qualquer objeto que possa servir de moradia para as larvas multiplicarem-se", informou o servidor.

Cuidados

Aedes aegypti é um mosquito doméstico.  Possui hábitos diurnos, e se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. Não tome qualquer medicamento por conta própria e procure atendimento em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

0 Fluxo menstrual intenso pode não ser normal e prejudicar a qualidade de vida das mulheres

 


É comum o relato de mulheres que já passaram por alguma experiência constrangedora ou têm preocupações pessoais relacionadas à menstruação. O problema é que muitas delas ainda consideram o tema tabu, seja por se sentirem descofortáveis em falar sobre o assunto, achando que essa conversa não é necessária, ou por pressão da sociedade, o que resulta na falta de conhecimento sobre problemas que podem ser até de saúde e condições que não devem ser considerados normais, como é o caso do sangramento uterino anormal, conhecido como SUA.

 

O SUA é caracterizado pelo fluxo menstrual intenso e apresenta sinais como: duração da menstruação por mais de oito dias, necessidade de troca de absorventes a cada duas horas no máximo ou do uso de absorvente interno ao mesmo tempo que o comum, além de preocupação constante com vazamentos. "Esses fatores provocam um impacto negativo na qualidade de vida das mulheres em situações sociais e de rotina, como durante a prática de exercícios físicos, além de oferecerem risco à saúde - em casos mais graves, há perda significativa de ferro e outros minerais e até anemia", explica a ginecologista Dra. Thais Ushikusa.

 

A depender da causa, a condição pode vir acompanhada de outros sintomas, como perda sanguínea fora do período menstrual, dor ou cólica intensa durante a menstruação, dor pélvica, cansaço, fraqueza.

 

Não é normal

 

Estudos apontam que uma a cada três mulheres podem conviver, pelo menos em algum momento de suas vidas, com SUA. Porém, a maior parte delas acredita que esse fluxo excessivo seja comum e/ou apenas uma característica particular. Uma pesquisa online realizada pela Bayer com mil mulheres, de perfis e faixas etárias diferentes, de cinco países (Canadá, Estados Unidos, França, Rússia e Brasil), apontou que a maioria delas (80%) se preocupam com possíveis acidentes relacionados à menstruação, e 70% evitam atividades sociais devido ao fluxo intenso, já que duas em três já tiveram experiências constrangedoras. Porém, apesar dos indícios de que o fluxo não é normal, muitas delas, especialmente as jovens, acreditam que não precisam de ajuda para lidar com isso.

 

Não à toa, a pesquisa mostrou que há uma demora de cerca de três anos desde os primeiros sintomas até que a mulher tome uma atitude e discuta o assunto com um médico. "É importante que elas tenham em mente que se o sangramento é intenso a ponto de afetar sua rotina, esse pode ser um indício de que ela tenha SUA. Ou seja: é hora de quebrar tabus e buscar orientação no consultório médico", destaca.

 

O tratamento existe e deve ser considerado

 

"Entre as opções de tratamento, estão as não hormonais, como os anti-inflamatórios, e as hormonais, como as pílulas anticoncepcionais e o sistema intrauterino (SIU). Em alguns casos, também há a possibilidade de cirurgia. A paciente e a(o) ginecologista devem decidir juntos(as) a melhor abordagem, a depender da causa do problema, histórico médico e preferências", explica.

 

A educação é a aliada mais importante das mulheres nessa jornada. "É importante que elas conheçam a condição e entendam que SUA não é normal, ao mesmo tempo em que deve ficar claro que esse problema de saúde tem tratamento". A informação ajuda a aliviar o medo e a incerteza em relação à menstruação e faz com que as mulheres não se sintam sozinhas.

 

Campanha "SUA não é normal"

 

Cientes da situação enfrentada por muitas mulheres, as ONGs Instituto Plano de Menina e CDD decidiram levantar a bandeira de que o que se diz ser normal, na verdade pode não ser - por isso, se juntaram para conscientizar as mulheres através da campanha "SUA não é normal", com apoio da divisão de Saúde Feminina da Bayer. A ideia é espalhar informações sobre essa condição para o maior número possível de mulheres, destacando que o fluxo menstrual intenso não é normal, e que a mulher que apresenta SUA deve consultar o médico para diagnosticar a condição e fazer o tratamento mais apropriado. "Estamos investindo cada vez mais em ações que disseminem temas sobre corpo, saúde e pertencimento. Falar de menstruação e corpo feminino ainda é um tabu e entendemos que quanto mais meninas e mulheres estiverem atentas ao seus corpos e saúde física e mental, mais livres de padrões e prontas para conquistar seus planos elas serão", Viviane Duarte - Fundadora e CEO do Instituto Plano de Menina.

 

Para mais informações, acesse: http://www.suanaoenormal.com.br/ .

0 Seis dicas para manter a pele hidratada no outono

 




O outono é o período do ano marcado pelas temperaturas amenas e pela queda da umidade relativa do ar. A mudança de estação é sentida no corpo, sobretudo na pele, que demanda alguns cuidados especiais para se manter hidratada durante o período. A esteticista Aline Morais, que atende pelo GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços da América Latina, selecionou algumas dicas simples e práticas para manter a saúde da pele em dia durante a estação. Confira abaixo quais são elas:


Limpe a pele e use filtro solar

Essa é uma das dicas mais importantes. Nesta etapa, você pode apostar em sabonetes específicos para o seu tipo de pele. No entanto, para reunir várias funções em uma só e fazer uma limpeza suave e, ao mesmo tempo, profunda, a melhor opção é utilizar água micelar com algodão. Depois, para finalizar, aplique o protetor solar - mesmo se o dia estiver nublado ou chuvoso. Ele cria uma barreira de proteção contra os raios UVA e UVB, impede o surgimento de áreas escurecidas no rosto, evita o envelhecimento precoce e previne contra problemas mais sérios, como o melasma, por exemplo.

Hora do banho, que hora mais feliz!

O banho é um dos momentos ideais para cuidar da pele. Isso porque o calor do chuveiro deixa os poros abertos e prontos para uma limpeza rápida e prática. Para isso, utilize sabonetes específicos para o rosto.

Faça esfoliação

Essa é uma outra dica importante. A técnica remove as células mortas, desobstrui os poros e deixa a derme mais jovem. O passo a passo é bem simples: aplique o esfoliante na pele limpa e úmida, fazendo movimentos leves e circulares com a pontinha dos dedos até que o produto seque. Para saber quantas vezes deve investir nesse tratamento, considere o seu tipo de pele. As oleosas podem fazer a esfoliação até duas vezes na semana; as secas, de 15 em 15 dias; e as normais e mistas uma única vez, a cada sete dias.

Durma com máscara de hidratação

Escolha uma máscara específica para o seu tipo de pele e a aplique massageando todo o rosto com a ponta dos dedos. Depois, se prepare para o sono de beleza e deixe o produto agir. Pela manhã, você já vai sentir sua pele bem mais hidratada, sedosa e com uma luminosidade natural que vai deixar sua maquiagem básica do dia a dia ainda mais bonita.

Atenção à região dos olhos

Uma ótima dica para evitar olheiras e inchaço na região dos olhos é fazer uso de um gel ou sérum em roll-on. Por causa da esfera metálica na ponta, ele cria uma sensação gelada que desincha as bolsas da região imediatamente, além de também contar com uma fórmula rica em ativos que tratam as linhas finas da idade e eliminam o aspecto escurecido. O passo a passo é o seguinte: aplique o produto pela manhã, depois de higienizar o rosto, passando sua esfera metálica delicadamente por toda a região dos olhos. Depois, aguarde a total absorção do gel para seguir com as demais etapas da sua rotina de cuidados.

Cuide dos lábios

Não é só a pele que precisa de esfoliação: o procedimento também é indispensável para deixar os lábios livres de ressecamento e das desagradáveis "pelinhas" que comprometem o acabamento do batom. Reserve um domingo a cada 15 dias para investir nessa técnica com esfoliante labial. Faça leves movimentos circulares para que a boca não acabe arranhada pelas pequenas esferas esfoliantes. Depois, é só finalizar com um hidratante labial e sair para arrasar!

0 Dormiu mal? Sua pele pode reviver com essas 8 dicas





 Ainda está difícil para dormir perfeitamente: o estresse e a ansiedade do momento ainda estão mexendo com o relaxamento. Se, por alguma razão, a noite passada não foi a sua noite, você fez tudo o que pôde para adormecer – meditação, um pouco de chá de camomila, leu um livro – e, no entanto, não obteve sucesso, é a sua pele que vai demonstrar isso com mais exatidão hoje. Quando não dormimos, nosso descanso não entra no modo noturno de 'consertar'. Se isso está acontecendo com frequência, você já assumiu a expressão TATT (tired all the time – cansado o tempo todo). “Olheiras, inchaço, pele sem viço e desidratada são as características mais comuns desses pacientes”, afirma a dermatologista Dra Claudia Marçal, professora-fundadora do Dermacademy MB e dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Como o resto do corpo, nossa pele repara, durante o sono, danos e inflamações que causaram estragos ao longo do dia", explica ela.

Mesmo que seu corpo tenha se ajustado a pouco descanso, ele ainda está sofrendo estresse. Esse tipo de pressão leva à inflamação em todo o sistema, aumentando a probabilidade de manchas, envelhecimento precoce e acne, diz a dermatologista. "Os hormônios do estresse também quebram o colágeno, que é uma proteína essencial para manter a pele jovem e com aparência saudável", diz ela. Agora que você já tem as más notícias, vamos às boas: existem estratégias para amenizar o problema. Consultamos médicos especialistas para ajudar nessa tarefa:

Beba muita água – Quando o despertador toca e você está bem acordado, sair da cama é sua primeira batalha difícil. A segunda tem que ser o controle de danos. E o primeiro passo é beber água: sua pele precisará disso. Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para desinchar o corpo todo (e você provavelmente pode acordar com a cara inchada, portanto beba água). “Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre se lembre de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido e inchaço. Temos visto que, dentro de casa por conta da pandemia, as pessoas acabam descuidando muito da alimentação e consomem mais produtos enlatados e processados, ricos em sódio. E fique de olho em sucos de caixinha, que também têm muito sódio na composição”, afirma a médica.

Lave o rosto com água fria – Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele. “De preferência, esse sabonete deve contar com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila, erva doce, hamamélis e calêndula. Eles vão ajudar na diminuição do edema”, afirma a Dra Claudia.

Não esfolie ou esfregue – Quando você estiver tomando seu banho matinal e tentando se sentir mais humano, resista ao desejo de esfoliar a pele. Embora a esfoliação possa parecer agradável e deixá-lo mais alerta, isso pode agravar a pele já inflamada. Em vez disso, use água termal gelada. Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica a Dra Paola.

Invista na Vitamina C – Poderoso, o ingrediente deve ser usado de maneira tópica e oral: “O antioxidante é fundamental para a pele. Internamente, trabalha para apoiar o sistema imunológico, aumentar a absorção de ferro e reduzir os sinais de cansaço. Com ação tópica clareadora e antioxidante, a Vitamina C diminui as metaloproteinases que degradam colágeno", diz a médica Dra. Claudia. Com relação às cápsulas, a Vitamina C pode ser combinada com Bio-Arct e In.Cell para potencializar o reforço ao sistema imunológico, segundo a Dra. Claudia. No tratamento tópico, prefira fórmulas que contenham a Vitamina C estabilizada a 20%, como C 20 Serum, da Ada Tina. “Ele traz uma versão melhorada do ingrediente que possui toque seco, textura fluida e rápida absorção que não arde ou torna a pele oleosa, podendo assim ser usada até mesmo em peles sensíveis, com rosácea e na área dos olhos para clarear manchas e reduzir rugas e linhas de expressão”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

Lembre-se do seu cosmético para área dos olhos – A área dos olhos tem a pele mais fininha do nosso corpo, portanto, o cuidado diário é essencial, com produtos que tenham efeito contra rugas, desidratação, flacidez e olheiras, além das bolsas por inchaço e acúmulo de linfa. Uma boa pedida são produtos com Meiyanol, que diminui a inflamação e as olheiras, ou cafeína para estimular a microcirculação. Uma opção é Radiance, da Buona Vita, um creme de tratamento global para a área dos olhos, que reduz rugas e linhas de expressão, diminui a aparência de bolsas e clareia olheiras, e traz Cafeisilane C, uma cafeína biovetorizada pelo silício orgânico. “Esse ativo promove ação drenante e lipolítica, reduzindo o edema e bolsa”, afirma Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Use um hidratante com ácido hialurônico – Você já deve ter ouvido falar dele. O ácido hialurônico é uma molécula presente naturalmente na nossa pele e os cremes com a substância ajudam a hidratar melhor a pele. Você pode apostar em um produto hidratante, como o sérum 4D, da Buona Vita, que traz quatro ácidos hialurônicos de diferentes pesos moleculares para hidratar cada camada da pele. Outra opção é investir em um protetor que contenha a substância como Biosole Lev FPS 60, da Ada Tina, que tem textura levíssima à base de água termal dos Alpes italianos e é formulado com Ácido Hialurônico e Difendiox, poderoso antioxidante exclusivo da marca.

Experimente uma massagem com roller ou gua sha – Se um olhar no espelho refletir bochechas, olhos e pescoço inchados, os “rollers” ou gua sha, de pedra natural, ajudam a pele do rosto e pescoço através da drenagem linfática e da ativação da circulação local. “O movimento e a pressão durante o movimento drenam a pele e, pelo fato de a pedra ser naturalmente gelada, faz vasoconstrição e ajuda ainda mais a desinchar. Durante o uso do roller, a pele fica mais vermelha devido a ativação da circulação e, por isso, se usar um sérum ou hidratante antes de sua aplicação, os ativos terão maior absorção pela pele”, afirma a Dra. Paola.

Faça um treino rápido – Provavelmente você não acordou exatamente na hora do trabalho, então você pode ter 10 minutinhos para um treino rápido. Quando o sono não está do seu lado, seu rosto pode parecer mais opaco, pálido ou sem vida quando a manhã passa. Para adicionar cor às bochechas e ajudar sua mente cansada a se preparar para o dia, aumente a frequência cardíaca, pois esse estímulo ajudará na oxigenação dos tecidos. “Também é necessário investir em uma dieta equilibrada, com carboidratos de boa qualidade e integrais, alimentos ricos em proteína e gorduras do bem. Lembra-se de consumir frutas, legumes e vegetais, pois melhoram a eliminação de toxinas”, finaliza a Dra. Paola.

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;