PUBLICIDADE

0 Campanha de vacinação contra a influenza inicia nesta segunda-feira, 23




Os 139 municípios do Estado iniciam nesta segunda-feira, 23, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano, a expectativa é vacinar 90% de um público-alvo de 471.522 usuários, divididos em três etapas de vacinação, durante o período da campanha que se estende até o dia 22 de maio. A realização do dia “D” de mobilização nacional será no dia 9 de maio.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Perciliana Bezerra, a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença em seu estágio grave e suas complicações, reduzindo as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. Perciliana também informou que a vacina deste ano é de composição trivalente para os vírus da Influenza A H1N1, A H3N2 e B, de circulação nacional. “Todas as 311 salas de vacinação do Estado estão orientadas para estarem abertas no dia D. Também orientamos que cada município deve empreender estratégias para que tenhamos uma campanha exitosa”, reforça.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. 
O Ministério da Saúde enviará de maneira escalonada as doses de vacina para atender os grupos prioritários da campanha, não sendo possível o atendimento da população em geral (que não fazem parte do grupo prioritário). O gestor municipal que vier a liberar vacinas fora do grupo prioritário será responsabilizado se houver faltas.
Novo coronavírus
A vacina da gripe deste ano não previne contra o novo coronavírus (Covid-19), entretanto protege a população contra a influenza circulante, aumentando a imunidade e reduzindo a carga da doença na população, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.
Influenza no Tocantins
O Tocantins registrou, em 2019, 144 casos confirmados, sendo 51 de Influenza A H1N1; 41 casos de H3N2; 15 não subtipado; 37 casos de Influenza B; além dos 14 óbitos. Este ano, já foram registrados 18 casos confirmados, sendo 15 de influenza A H1N1;  dois  não subtipado; e um de Influenza B.
Etapas da campanha
1ª fase - a partir de 23 de março: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
2ª fase - a partir de 16 de abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
3ª fase - a partir de 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

0 Covid-19: Especialista alerta sobre precaução que devem ser adotadas pelos profissionais de saúde











Para ajudar a assegurar a proteção e a saúde dos trabalhadores da rede de saúde que estão atuando no cuidado dos pacientes e monitoramento do novo coronavírus, o engenheiro de segurança Melque do Vale, que compõe o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas-Covid 19), recomenda para uma série precauções que previne a transmissão do Covid-19.

O especialista explica sobre os protocolos de proteção adequados que devem ser seguidos por parte dos servidores em contato com pacientes infectados. 
Melque frisa que não existe risco que não possa ser controlado ou contido, se o profissional seguir de forma correta as medidas primárias, e/ou secundárias quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), e estar com a vacinação em dia para as doenças imunopreveníveis.
O engenheiro de segurança alerta que os EPIs (máscaras adequadas, respirador, luvas, capote/avental, protetor ocular ou protetor da face) devem ser usados de forma correta, além de realizar o processo de lavagem das mãos de forma correta, seguindo os cinco momentos, sendo o primeiro antes de tocar o paciente. Ele alerta que antes da realização de cada procedimento e depois do contato com secreções/ excreções do paciente e de superfícies ambientais próximas ao paciente é preciso higienizar as mãos. “Além da lavagem das mãos, que deve durar pelo menos 20 segundos, com água e sabão, existem também as formas de bloqueio, como manter distanciamento seguro de um metro do paciente e seguir os protocolos”, orienta. 
O especialista destaca abaixo os procedimentos indispensáveis para a proteção do profissional de saúde. 
- Reconhecimento precoce do caso e controlar a fonte;
- Uso do EPI individual conforme o risco;
- Higienização das mãos em cinco momentos;
- Limitar o número de profissionais, de familiares e visitantes em contato com o paciente suspeito/confirmado de infecção pelo coronavírus;
- Registro de todas as pessoas que atenderam no quarto do paciente, incluindo profissionais de saúde e demais trabalhadores da instituição;
- Em procedimentos que geram aerossóis, todos os profissionais devem usar respirador, proteção ocular, capote, luvas, está protegido em sua totalidade, sem brechas;
- Reduzir ao máximo possível o número de pessoas presentes na sala de pressão negativa;
- Limpeza do ambiente, vigilância ativa entre profissionais de saúde e trabalhadores da instituição;
- Profissionais da saúde gestante e imunossuprimido NÃO devem ser alocados para atendimento a pacientes com coronavírus;
- Precaução para evitar o contato com gotículas do paciente com suspeita confirmada de infecção e/ou com sintomas do Covid-19.

0 Dique Coronavírus (Covid-19): Técnicos da Saúde de Palmas tiram dúvidas sobre sinais e sintomas


Em dois dias de atendimentos às ligações telefônicas, por meio do ‘Disque Coronavírus Palmas’, montado pela Secretaria de Saúde de Palmas com técnicos especialistas para tirar dúvidas sobre a Covid-19, 264 chamadas foram registradas. A maioria das ligações foi para tirar dúvidas e saber sobre os sintomas da doença, formas de prevenção e de isolamento, além de como proceder em caso suspeita do contágio com o vírus.
A coordenadora do ‘Disque Coronavírus Palmas’, a enfermeira Isabela Eulálio, chama atenção para as ligações que não fazem parte dos protocolos de orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19). “O sistema de teleatendimento foi instalado para tentar sanar ou diminuir as dúvidas da população sobre o coronavírus (Covid-19). Por este canal de comunicação o usuário poderá manifestar suas dúvidas e receber orientações corretas sobre como proceder em relação a prevenção e ao contágio da doença”, explicou ressaltando que o serviço de atendimento tem recebido um número significativo de ligações para tratar de outros assuntos.
Em Palmas, o serviço entrou em funcionamento na última quarta-feira, 18, como teste, e há dois dias vem funcionando no períodos de 7 às 19 horas, e  o atendimento é feito pelos números  (63) 3218-5643 e 3218-5458.
Os profissionais da Semus estarão à disposição de segunda a sexta-feira, para informar sobre os sinais e sintomas da Covid-19 e também para orientar sobre quando as pessoas devem procurar os serviços de saúde e receber notificações de casos suspeitos de infecção pelo vírus.


Disque Saúde 136 
O Ministério da Saúde também oferece atendimento via telefone em todo o território nacional por meio do Disque Saúde 136, esclarecendo acerca do coronavírus (Covid-19) e de outros assuntos relacionados à área da saúde. 
Outra maneira de sanar dúvidas e adquirir informações confiáveis é por meio do aplicativo ‘Coronavírus SUS’, também disponibilizado pelo Ministério da Saúde nos serviços de download App Store e Play Store.

0 Confirmado segundo caso de Covid-19 em Palmas






A Prefeitura Municipal de Palmas confirmou a ocorrência do segundo caso de contaminação pelo coronavírus na Capital. A confirmação se deu nessa sexta-feira, 20, por volta das 22 horas, por um laboratório privado instalado no Município. O caso já havia sido notificado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a paciente estava em observação domiciliar. A paciente teve uma piora no seu quadro de saúde, foi internada em leito de UTI de hospital privado, mas teve alta na sexta-feira.

Todas as pessoas que tiveram contato mais próximo com esta paciente estão sendo monitorados e os dados repassados ao Ministério da Saúde que, posteriormente, informa à instância estadual, como é o protocolo.

A Prefeitura reiterou a recomendação para que a população permaneça em casa, em isolamento social, a fim de evitar a propagação do coronavírus e reafirma que está dedicando todos os seus esforços para manter sob controle a propagação dessa em nossa cidade.

0 Ficar em casa é “oportunidade de reaprendermos a conviver”

A pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, está impondo uma realidade inédita para as atuais gerações: ter de ficar compulsoriamente em casa. O confinamento obrigatório pode causar desconforto emocional, mas também é um momento em que é possível reavaliar a vida, melhorar o autoconhecimento, instruir-se, divertir-se, reforçar laços sociais e, especialmente, familiares.
Para entender melhor os riscos à saúde mental e as oportunidades para novas descobertas de felicidade, a reportagem da Agência Brasil entrevistou (por escrito) a psicóloga Karoline Paiva e o psicanalista Marcos Wagner, ambos de São Paulo.
Juntos, os dois escreveram a cartilha “Desconforto emocional em tempos de confinamento”, que circula pelas redes sociais e pode ser localizada por meio dos sistemas de busca na internet.
Agência Brasil: Ficar em casa, para algumas pessoas, é extremamente agradável. Para outras, entretanto, é insuportável não sair. Esses traços poderão ajudar ou agravar no período de isolamento?
Karoline Paiva e Marcos Wagner: Pessoas introvertidas tendem a se sentir confortáveis com baixa interação social, enquanto as extrovertidas têm maior necessidade de contatos sociais. Desta forma, pessoas mais “sociáveis” podem sofrer maior angústia na privação do contato. Porém, independentemente do traço pessoal, nesse contexto de pandemia, ambos têm condições internas de enfrentamento, desde que priorizem e se motivem em direção ao bem comum.
Agência Brasil: Que desconfortos emocionais os períodos de isolamento podem causar?
Paiva e Wagner: Os principais desconfortos que percebemos são: sensação de desamparo e abandono, sensação de cerceamento da liberdade. Podem ser acentuadas inclinações já existentes para hipocondrias, depressão, processos ansiosos e manias. É importante também destacar alteração no comportamento alimentar, já que tendemos a ingerir maior quantidade de calorias, aliada ao sedentarismo acentuado neste momento. Além disso, há a luta por sobrevivência, expressa no comportamento de estocar alimentos, produtos de limpeza, etc. As compras em excesso podem ser compreendidas como uma luta pela própria preservação, por parte da população que dispõe de recursos financeiros para este tipo de consumo. Aquela parcela privada de condições se abstém do acúmulo, mas tende também a controlar seu consumo habitual de alimentos.
Agência Brasil: Vocês temem que as pessoas possam desenvolver algum tipo de neurose?
Paiva e Wagner: O contexto social de pandemia pode ser um potencializador de quadros depressivos, ansiosos e compulsivos uma vez que nossa fantasia infantil de onipotência é rompida e nos deparamos com a real vulnerabilidade humana. Há ainda questões relacionadas com [o que os psicólogos chamam de] a ferida narcísica, uma reedição das nossas angústias mais primitivas, uma vez que estamos sob ameaça de impedimento da realização daquilo que nos dá prazer e segurança. Esta desestabilização sublinha negação da realidade ou a exacerbação do medo, a depender da constituição de cada sujeito. Na luta pela sobrevivência, algumas normas e regras sociais que normalmente nos direcionavam podem ser quebradas em virtude do mal estar social generalizado. Por isso, sugerimos que as interações sociais sejam mantidas ainda que virtualmente, respeitando as novas regras como a limitação ao toque físico e proximidade. Busque manter uma rotina saudável e sociável com amigos, parentes, etc. Utilize a tecnologia a seu favor nestes contatos.
Agência Brasil: Podem surgir conflitos familiares?
Paiva e Wagner: Sim. Na proposta da quarentena, a rotina cotidiana é alterada e faz com que os papeis que normalmente desenvolvemos fiquem restritos. Um exemplo: a mãe que trabalha em home office [trabalho em casa] necessita dar atenção ao filho, arcar com as tarefas do trabalho e de casa, além do papel de esposa e, muitas vezes, de filha. Ela, certamente, estará sobrecarregada. Isso pode acentuar conflitos geracionais, uma vez que são diversas demandas em cada um dos integrantes do grupo familiar. Por outro lado, é uma oportunidade de reaprendermos a conviver de forma simples e mais caseira, respeitando as limitações e perspectivas de cada integrante do grupo social chamado família.
Agência Brasil: Como passar longo tempo com a família com prazer?
Paiva e Wagner: Uma das possibilidades é que pensem juntos numa rotina para o novo, o momento de confinamento. Em vez de impor regras de acordo com a hierarquia de cada família, sugerimos resgatar o lúdico por meio de jogos compatíveis com todas as gerações (jogos de tabuleiro são boas opções); a redistribuição de tarefas domésticas. Vale transformar o momento do preparo das refeições em um momento familiar onde cada um pode contribuir, sugerir, executar de acordo com suas possibilidades etárias e físicas.
Agência Brasil: Que rotinas devemos incorporar dentro de casa para que esses dias não sejam tão difíceis?
Paiva e Wagner: Toda e qualquer atividade cultural como tour virtuais a museus, lives musicais e culturais de outras fontes que levem entretenimento e diversidade de assuntos podem aliviar a carga imposta pelo isolamento.
Agência Brasil: E o que devemos evitar?
Paiva e Wagner: Evite a ansiedade da hiper-informação e as fake news. Mantenha uma rotina e não se entregue ao total ócio. Faça contatos sociais e evite o desequilíbrio nas relações. Enfim, busque aquecer sua alma com as coisas que te fazem bem e te trazem esperança.
Agência Brasil: As redes sociais, os jogos eletrônicos e a programação da TV, algumas vezes vistas como tóxicas quando em excesso, serão bastante úteis ou podem ser problemáticas?
Paiva e Wagner: Todo excesso é prejudicial, uma vez que desvia o foco e pode desencadear quadros ansiosos. O ideal é buscarmos a medida do suficiente. Isso quer dizer buscar o suficiente para o consumo nas compras, nas horas de internet e jogos, nas redes sociais, etc. Há oportunidade de revisitar os vínculos e ressignificar relações. Aproveite o momento para focar nisso!!!
Agência Brasil: Vocês indicam ler?
Paiva e Wagner: Consumir boas leituras pode trazer serenidade, proporcionar novos horizontes e aprendizados, além de uma sensação de liberdade, uma vez que você pode mergulhar na história e, nesse mergulho, aliviar a tensão própria da realidade do confinamento.

0 Sistema de saúde pode entrar em colapso em abril, diz ministro







O sistema de saúde pode entrar em colapso em abril em decorrência da pandemia do novo coronavírus, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante videoconferência da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e representantes de associações empresariais brasileiras.

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja um crescimento dos casos do Covid-19 nos próximos 10 dias, uma subida mais aguda em abril, permanecendo alta em maio e junho. A partir de julho é a expectativa de início da desaceleração. Em julho começa um plateau (estabilidade) e em agosto um movimento de queda.

Mas a intensidade depende das medidas adotadas e do comportamento das pessoas, destacou Mandetta. Neste sentido, o ministro reiterou a importância da redução de circulação e iniciativas de isolamento. “Para evitar esse colapso eventualmente pode ser necessário segurar a movimentação para ver se consegue diminuir a transmissão. Quando tomamos medida de segurar 14 dias, o impacto só é sentido 28 dias depois. A cadeia é sustentada e você quebra”, comentou Mandetta.
Isolamento
Na quinta-feira, 19, o Ministério divulgou novo protocolo para os postos de saúde. Nos locais com transmissão comunitária (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre, Belo Horizonte e Santa Catarina) pessoas com sintomas do novo coronavírus terão um atendimento agilizado, serão colocadas em isolamento por 14 dias assim como familiares e todos os idosos acima de 60 anos.
Nos locais sem transmissão comunitária, pessoas com sintoma de Covid-19 devem buscar os postos de saúde e ficar em isolamento, com monitoramento a cada 48 horas. Caso mais graves serão encaminhados para atendimento hospitalar.

0 O Boticário doa 1,7 toneladas de álcool em gel para a saúde pública





O Boticário entra na valiosa corrente de amor que está se formando para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus no país. A marca, por meio do Instituto Grupo Boticário, vai doar 1,7 toneladas de álcool em gel Cuide-se Bem para o sistema de saúde pública de Curitiba, cidade onde está localizada a sede do Grupo.  

“O Boticário acredita que, quando cada um faz a sua parte, o todo fica cada vez mais forte”, disse Aline Mori,  diretora de Marketing de O Boticário. Além da doação ao SUS, a marca quer reforçar e conscientizar para outras medidas na prevenção da doença, disponíveis dentro de casa, como a importância da lavagem das mãos, com água e sabão.  

“É a recomendação mais indicada na prevenção da transmissão, podendo ser colocada em prática inúmeras vezes ao dia. Trata-se não só de autocuidado, mas de uma prática de amor e consideração com todos ao redor. O momento é de união e senso coletivo”, acrescenta.  

O Álcool Gel Cuide-se Bem possui concentração de 78% de álcool etílico, que elimina cerca de 99,9% das bactérias. 

0 Confirmado primeiro caso de Covid-19 em Palmas




A prefeita Cinthia Ribeiro confirmou o primeiro caso de Coronavírus em Palmas. O anúncio foi feito por meio de uma postagem no twitter.

Segundo a postagem da prefeita de Palmas, “ o paciente não havia apresentado nenhum sintoma grave e não procurou o sistema público de saúde. Realizou exame em laboratório particular e já confirmou o resultado positivo”.

Cinthia Ribeiro disse que irá reforçar as medidas contra o vírus e deve  divulgar hoje um novo decreto para contenção das transmissões.

As aulas e os eventos  já foram suspensos em Palmas. A cidade também investiga outros 14 casos suspeitos da doença.

0 Por conta do coronavírus, espetáculo da Paixão de Cristo 2020 é suspenso




A Cia de Teatro Art’Sacra informa que a apresentação do espetáculo da Paixão de Cristo está suspensa em Palmas, temporariamente. A organização informa, porém, que não há cancelamento, e a apresentação será reagendada assim que a situação for normalizada.

A medida cumpre as orientações do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Palmas, em relação à situação de emergência em saúde pública por conta da disseminação do coronavírus, evitando aglomerações. 

O diretor da Companhia, Valdeir Santana, reforça que o grupo acredita que ações de prevenção são fundamentais para diminuir as chances de contaminação. “A gente fica muito triste e lamenta, mas é uma medida necessária em defesa da saúde pública que exige, de fato, uma adaptação do nosso planejamento. Apesar de tudo, temos muita fé de que tudo se resolverá logo e estamos prontos para oferecer um espetáculo de muita emoção a todos os tocantinenses", complementou o diretor.

0 Violência doméstica: denúncia ainda é a melhor forma de combate




Quando se fala em violência contra a mulher, a denúncia ainda é uma ferramenta forte para inibição do agressor. Segundo a delegada adjunta da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (1ª Deam), Suzana Fleury Orsine, se antes havia um consenso de que a denúncia não dava em nada, nos dias atuais, isso tem mudado. 
“As mulheres já perceberam que sempre que denunciam os agressores são de alguma forma punidos”, observa a delegada, ao explicar que, para que a denúncia seja feita, é primordial que a mulher tenha informação e, dessa forma, se conscientize das opções que ela tem para deixar um relacionamento abusivo e também orientar e informar o próprio autor. 
Conforme a delegada Suzana, a informação torna a mulher mais empoderada e, dessa forma, tem-se uma resposta mais imediata. Ela ressalta que nem toda mulher agredida procura a delegacia para denunciar, mas muitas delas buscam apenas o serviço de saúde. 
“Daí porque nosso trabalho contínuo é o de incentivar as mulheres a denunciarem, seja nas unidades policiais ou por outros meios”, enfatiza Suzana, apontando o Disque 180 como uma das importantes ferramentas de denúncia. 
“A denúncia salva vidas e qualquer pessoa pode ligar e denunciar, ainda que de forma anônima”, esclarece a delegada. Ela explica que, quando a autoridade policial passa a ter conhecimento do fato, a mulher é procurada e encorajada a registrar a denúncia. “E, em 80% dos casos, a gente obtém sucesso nesse encorajamento”, afirma a delegada, ao ressaltar que muitas das mulheres que sofrem violência não têm noção dos tipos de violência a que podem estar submetidas, a exemplo das que são elencadas na Lei n° 11.340/2006, Lei Maria da Penha, quais sejam as violências física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. 
No Tocantins, as denúncias podem ser feitas em todas as unidades policiais e também nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deams). Tanto as Deams quanto as Deams-V (Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher e a Vulneráveis), o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Em Palmas, há duas unidades da Deams e uma Central de Atendimento à Mulher 24 Horas (CAM-24H). 
Segue abaixo a relação das Deams e Deam-v:
- 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM - Palmas)
- 2ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher - (DEAM - Taquaralto)
- Central de Atendimento à Mulher - 24 horas (CAM 24 horas – Taquaralto)
- 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM - Araguaína)
- 1ª - Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Araguatins)
- 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Augustinópolis)
 - 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Tocantinópolis)
- 4ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV - Colinas do Tocantins)
- 5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Guaraí)
- 6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Paraíso do Tocantins)
- 7ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Miracema do Tocantins)
- 8ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV -- Porto Nacional)
- 9ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Gurupi)
- 10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Dianópolis)
- 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias)

0 BOBSTORE de Palmas lança coleção inspirada na artista sueca Hilma Af Climt


Um charmoso coquetel marcou o lançamento da coleção de outono 2020 da Bobstore, em Palmas. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, 12, e contou com uma apresentação de carros da Jaguar e com doces e petiscos da Both Buffet.



A coleção é inspirada na artista sueca Hilma Af Climt. Ela sabia que estava à frente de seu tempo, por isso pediu que suas obras permanecessem escondidas por 20 anos após sua morte. Finalmente revelado ao mundo em 1964, seu trabalho abalou a história da arte, pois comprovou que o abstracionismo de Klimt precedia o de mestres como Kandinsky e Mondrian.

O espírito inovador e o senso estético apurado da artista, assim como o aspecto místico de sua obra, permeiam a nova coleção. Para sua interpretação dessa temporada, André Boffano, head de estilo BOBSTORE, trabalhou os códigos essencialmente refinados da marca: a alfaiataria, o tricô, a seda e o couro.



Na alfaiataria, temos o corte impecável que torna a silhueta instantaneamente elegante. Destaque para as peças que combinam alfaiataria e couro, ultradesejáveis, e para a estampa xadrez, clássico irresistível que remete ao visual college dos anos 50, em versão repaginada.

A camisaria também tem novo apelo, com shapes variados e opções diversas em tricoline, seda, crepe e algodão egípcio. Detalhes como pregas, recortes e cores contrastantes enriquecem as peças com informação de moda. Chemises de alfaiataria leve trazem frescor e movimento.

O tricô permanece ultraversátil, mas é atualizado sob uma abordagem moderna. Listras com brilho discreto, também aqui, têm charme especial. Peças de acabamento metalizado são arrojadas e surpreendentemente fáceis de usar: combinadas a elementos básicos em jeans, couro ou mesmo alfaiataria, transitam de ocasiões casuais a produções noturnas.

Há também peças com elementos em jacquard que remetem às formas representadas por Hilma af Klimt, flertando diretamente com o universo artístico. Seguindo a pauta arte, a coleção apresenta uma linha de t-shirts em parceria com a ilustradora Maria Ruth Jobim, transformando a camiseta básica em não-tãobásica, com uma assinatura de estilo.



Merecem destaque as peças que jogam com o efeito frente e verso do couro, de proposta inusitada, e também as sobreposições em crepe, silk touch e malhas, que tornam as roupas mais interessantes e ricas.

O jersey é destaque na malharia, unindo conforto e elegância. De caimento fluido e lisonjeiro, possui acabamento levemente acetinado, perfeito para ocasiões como jantares sociais.

A tendência militar, que permanece forte nos desfiles internacionais, vêm mais leve, ganhando inclusive versões com transparência, e menos literal, a exemplo da estampa “Camo Dots” em seda, que reinterpreta a tradicional camuflagem.

Para finalizar as produções, os acessórios seguem a linha artsy: nos pés, mules com modelos irreverentes, saltos com linhas orgânicas e botas com elásticos contrastantes são o destaque. Bolsas vem em alça única para serem carregadas com uma atitude moderna.

Para o Outono 20, a mulher BOBSTORE combina referencias estéticas e cultura à sua visão de moda, e carrega tudo isso com uma boa dose de segurança e personalidade.





fotos: Adilvan Nogueira

0 Lata amassada não prejudica qualidade dos produtos; Abeaço explica




A maioria dos brasileiros acredita que alimentos conservados em latas de aço amassadas podem representar algum risco à saúde e deixam de comprar, promovendo, assim, um desperdício de produtos que poderiam ser consumidos sem problema algum. A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) quebra esse mito e esclarece: a lata de aço tem uma película interna elástica que não se rompe e que se molda à embalagem sem prejudicar a qualidade dos alimentos.
Há mais de 40 anos, as latas de alguns alimentos – como os derivados do tomate, que são mais ácidos – eram revestidas com uma película rígida de verniz que não permitia o contato do alimento com o aço. Quando a lata sofria algum choque e se amassava, esta película, por ser rígida, se rompia, permitindo o contato do alimento direto com o aço da embalagem, causando alteração na aparência e no gosto do alimento.
Com a evolução da tecnologia na produção de embalagens de aço, a película deixou de ser rígida e se tornou flexível. Essa mudança garante que o alimento não entre em contato com o aço nem quando a lata está amassada, não desprendendo resíduo do aço.
São muitas as vantagens do consumo de enlatados. Além de garantir segurança na alimentação, as latas representam uma opção sustentável, pois preservam 100% o sabor e todas as características nutricionais dos alimentos.  A lata de aço é ainda capaz de preservar os alimentos por mais tempo, com vida de prateleira variando de 12 a 60 meses. Sendo 100% recicláveis, as latas de aço podem ser recicladas infinitamente.
Lata estufada x lata amassada
“É importante para o consumidor saber diferenciar a lata amassada - que não representa risco algum para a saúde - da lata estufada, que pode conter algum tipo de microorganismo devido ao mau processamento e que deteriora o alimento dentro da lata. A contaminação não é causada pela lata, mas por uma característica do próprio alimento/processamento”, explica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Abeaço.

0 Grupo de amigas lançam campanha #mulheresqueseapoiam e agitam redes


Uma ação de um grupo de amigas resultou em uma campanha que promove a sororidade, empatia e solidariedade nas redes durante todo mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A primeira semana registrou uma grande adesão nas redes, de um movimento que pretende durar todo o mês de março, apontado por elas como o mês da mulher.

A iniciativa, que recebeu o nome #MULHERESQUESEAPOIAM reúne profissionais liberais, empresárias, jornalistas e surgiu, segundo fisioterapeuta Saionarya Leão, a partir da necessidade de promover um sentimento de solidariedade e não de rivalidade entre as mulheres.

“Quando esse projeto nasceu no meu coração, reuni um grupo de amigas e começamos a falar sobre ele. A partir daí organizamos a idéia e convidamos 20 embaixadoras para iniciar a campanha num primeiro momento, 80 embaixadoras num segundo momento, e a partir da semana que vem vamos incluir todas as mulheres que estão buscando informações e querendo participar” O movimento tem uma missão que consiste em elevar a auto-estima de mulheres, exaltando suas qualidades e ressaltando suas lutas no dia-a-dia  e nas causas por elas abraçadas.

“Somos um grupo de mulheres que decidiram se unir para apoiar outras e mostrar ao mundo uma mensagem ampliando o número de adeptas à campanha”, explica a fisioterapeuta Saionarya Leão, a idealizadora do projeto.  

Parte desse grupo são empresárias que patrocinaram os kits. Entre as empresas que abraçaram o projeto desde o seu início estão Camila Peara, Uza Palmas, Dale Carnegie Tocantins, Fineza, que confeccionou latas e tirinhas de pulso com o mote da campanha, e Manu Digital no desenvolvimento e gestão do Marketing Digital. Além do Portal T1 Notícias, que contratou o Studio2A para as primeiras fotos de promoção da campanha. Apoiaram ainda o projeto o IBDFAM, o IBF e as profissionais Mariana Alpino e Fernanda Pitaluga.

À frente da organização estão Saionarya Leão, as advogadas Fernanda Pitaluga e Alessandra Muniz. Com o apoio da jornalista Roberta Tum. 

Divulgação 
A divulgação da campanha #MULHERESQUESEAPOIAM começou com a confecção de 80 kits. Cada um é composto por uma camiseta, uma fita de braço e uma mensagem, embalados em forma de presente e que está sendo entregue pelas organizadoras, desde a segunda-feira, 2. Cada uma delas escolheu mulheres influenciadoras em seus meios, sejam profissionais ou voluntários, para entregar o kit como forma de exaltar suas atividades e promover a ação.

A empresária Camila Peara postou em seu perfil no Instagram uma foto produzida com a camiseta da campanha, explicando os motivos de apoiar um projeto que considera lindo. “Eu e todas as divas desse projeto estamos aqui pra te lembrar que você não está sozinha, seja qual for a sua luta. E porque sabemos a mulher forte e incrível que você é te pedimos: junte-se a nós, e estenda a mão para as mulheres a sua volta”.

A jornalista Roberta Tum, editora do portal T1 Notícias, explicou que as mulheres escolhidas devem também escolher outra para apoiar e destacar. “Segure a mão de uma mulher ao seu lado. Destaque uma amiga, por suas qualidades”, disse Roberta ressaltando que a organização está surpresa com a repercussão da campanha.

Um grande evento com palco show, palestra, apresentações de dança e musical está previsto para ocorrer ainda este mês, com data e local a serem confirmados na próxima semana. 

0 Inscrições abertas para evento de networking para mulheres empreendedoras




Já estão abertas as inscrições para o Mulheres 2020, evento com foco na troca de experiências entre mulheres empreendedoras e profissionais autônomas. Realizado pelo Coletivo Fridas do Cerrado, o Mulheres 2020 acontece no próximo dia 14, das 16h às 20h, no Por que café? e vai discutir potencialidades e proporcionar novos negócios. As inscrições podem ser feitas no link bit.ly/mulheres_2020. 

Cerca de cem mulheres são esperadas. Na programação, cinco micro palestras de 15 minutos sobre imagem estratégica, marketing em mídias sociais, desafios da liderança, saúde mental e saúde financeira. Após esse momento, empreendedoras previamente inscritas farão uma apresentação de seu negócio em cinco minutos, além da troca de cartões com as demais participantes. “Os temas foram escolhidos de acordo com a realidade da mulher multitarefas e empreendedora dos dias atuais”, explicou uma das organizadoras, a jornalista Rafaela Lobato. 

Os ingressos estão sendo vendidos no Por que café? (local do evento) e na Lis Bittencourt. O evento conta ainda com espaço kids (pago à parte), para as mães que não têm com quem deixar os filhos durante o encontro. Os ingressos antecipados custam R$ 100,00 com open food. No dia do evento, o valor será de R$ 120,00.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 9 9973-9642. 

PROGRAMAÇÃO 

Micro Palestra: Educação Financeira - gestão das finanças pessoais e profissionais, com Cássia Regina de Lima, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá, mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como docente e coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Ceulp/Ulbra. 

Micro Palestra: Mulher, mercado de trabalho e saúde mental, com Cristina Filipakis, psicóloga, professora universitária, especialista em Psicologia Clínica e em Atendimento de Famílias e Redes Sociais. Atua nas áreas de Terapia de Casal e de Famílias na perspectiva Sistêmica. 

Micro Palestra:  Imagem Pessoal de Alto Impacto, com Lisane Bitencourt, jornalista por formação, pós-graduada em Comunicação e Novas Tecnologias. Atua como especialista em Consultoria de Imagem e Estilo e Consultoria Corporativa, pela DressCode, instituição pioneira em imagem pessoal no Brasil. É empresária no ramo de vestuário feminino em Palmas. 

Micro Palestra: Sou CEO, e agora? Os desafios da liderança empresarial feminina!, com Maju Cotrim, jornalista, empresária afrocentrada, editora chefe da Gazeta do Cerrado, coordenadora do Instituto Crespas.TO, palestrante e especialista em Comunicação Étnico-racial e desenvolve há vários anos ações de oficinas e palestras de autoafirmação da mulher negra. 

Micro Palestra: Mídias sociais para venda, com Graziela Guardiola, jornalista e empresária nas áreas de assessoria de imprensa, organização de eventos empresariais e gerenciamento de mídias sociais. Trabalhou por 15 anos como repórter, apresentadora e editora de TV. Atuou em jornais, revistas e assessorias de imprensa de diversas empresas e entidades. Foi premiada nacionalmente, em 2018, com o Troféu Mulher Imprensa. 

0 Estimular Inteligência e Discutir Emoções será tema de palestra memorável de Celso Antunes na Capital



Ensinar Valores, Estimular Inteligência e Discutir-se Emoções. Com esse tema, acontece nesta quinta-feira, 12, às 19h,  no anfiteatro do Colégio São Francisco de Assis, uma palestra memorável com o renomado escritor Celso Antunes.  

O objetivo da palestra é explorar uma nova pedagogia, como foco no ensino de valores e virtudes, bem como as estratégias para a obtenção de resultados concretos de como desenvolver essas competências emocionais nos alunos. 

“Não mais se tem dúvida de que é possível ensinar-se valores e ajudar o aluno a conviver com virtudes, mas nem sempre são plenamente conhecidas as estratégias para esse trabalho, e a palestra tem esse objetivo de mostrar aos nossos educadores os resultados concretos e como desenvolver virtudes e trabalhar valores na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, destaca, a diretora do Cesfa, Irmã Maria Helena dos Santos. 
   
A palestra é voltada para pais e educadores do Colégio São Francisco de Assis. 

Breve biografia do Prof. Dr. Celso Antunes 

É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências Humanas e Especialista em Inteligência e Cognição. Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO, é autor de cerca de 180 livros e consultor de diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem. 

Suas obras voltadas para temas de Educação foram publicadas por diversas Editoras brasileiras: Vozes, Augustus, Artmed, Scipione, Salesiana e Papirus e traduzidas para Editoras Internacionais: Lumen, Kapelusz, San Benito, Nárcea e Gedisa e distribuídos na América e Europa. 

Ministrou aulas para todas as séries e graus, foi Diretor de grandes Colégios particulares em São Paulo: Pueri Domus, Portal do Morumbi, Sion. Coordenador Geral de Ensino de Graduação na Uni Sant'Anna por mais vinte anos, atualmente é Diretor do Colégio Sant´Anna Global e professor da Universidade Sênior da Terceira Idade na PUC de São Paulo. Foi condecorado como Colaborador Emérito do Exercito Brasileiro. 

0 Palmas inaugura novo conceito de moda para fortalecer o empoderamento feminino



Para promover e fortalecer o empoderamento feminino e permitir que as mulheres sejam o que elas quiserem, Palmas ganha uma nova opção de moda feminina. Com um conceito diferenciado, a Shop Talk Moda vem para transformar o olhar das palmenses em relação à moda. Mais que uma loja de roupas, a novidade será o local ideal para que as mulheres se reúnam e saiam ainda mais lindas.  

E a partir da próxima quinta-feira, 12, Palmas já vai contar com a esta novidade. A proprietária, Fabiana Coimbra, reforçou que não é apenas uma loja que vende roupas. “Nós queremos criar relacionamentos, que seja uma experiência única a todos que passarem pela porta. Nossa arquitetura foi projetada por Aubrun Merveilleux e é toda versátil, para deixar o ambiente mais agradável e confortável”, celebrou a proprietária.  

E com o avanço feminino em todas as áreas do País, mesmo diante de todas as dificuldades, é essencial que as mulheres tenham um lugar que transmitam a elas uma relação de pertencimento. “A nossa loja tem um estilo marcante e sensual, ao mesmo tempo, nossa ideia é reforçar que o poder não está só no corpo da mulher. É um conjunto, um equilíbrio entre sensualidade e elegância”, afirmou Fabiana Coimbra.  

Shop Talk Moda  
A loja é um projeto pensado em moda como poder, de corpo e mente, dignidade e amor próprio. Com foco na ousadia, elegância e no estilo marcante que valoriza a mulher, as peças possuem feminilidade, termo que também se refere à atitude feminina.  

Localização: Quadra 404 Sul, Alameda 09, Lote 2E 

0 Novo portfólio de batons Make B. traz alta cobertura na primeira aplicação e fórmula com ácido hialurônico



Já pensou se você pudesse comparar 200 batons diferentes, para reunir em um só o as características que você mais gosta? Foi assim que O Boticário chegou ao novo portfólio de batons de Make B.. Após meses de testes, pesquisas com duas centenas de opções de produtos, e mais de 1.400 consumidores ouvidos, a marca reuniu as melhores tecnologias do mundo para desenvolver uma nova fórmula. Além de alta coberta já na primeira aplicação, os novos batons trazem ácido hialurônico, garantindo uma hidratação mais profunda e lábios macios por mais tempo. 

O novo portfólio de Make B. chega ao mercado no dia 9 de março e traz 53 tons – 24 delas novas cores e outras 29 queridinhas conhecidas da marca – com diferentes texturas: batom em bala mate, hidratante e cremoso, batom líquido mate, diamond, metálico e gloss labial. Os segredinhos por trás desses lançamentos? Uma potente carga de pigmentos proporciona altíssima cobertura já na primeira aplicação, além de maior duração e fidelidade da cor em diferentes tons de pele. Todos com fórmula 100% vegana. 

“A duração do batom, o conforto na aplicação e a alta cobertura são algumas das principais exigências das consumidoras em termos de batom. As novas fórmulas de Make B. atendem a esse desejo, entregando alta performance em cores e acabamentos para todos os gostos”, explica o Gerente de Maquiagem do Boticário, Gustavo Dieamant. “Além disso, o ácido hialurônico atua diretamente no preenchimento dos vincos nos lábios, promovendo hidratação profunda e ajudando a manter os lábios macios por mais tempo.” 

Os batons continuam na mesma embalagem. Mas no caso das versões em bala, um novo formato, com extremidades mais retas, ajuda a delimitar o contorno e proporcionam maior controle durante a aplicação. 
Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;