PUBLICIDADE

0 Volta às aulas: A importância do exame oftalmológico em crianças e adolescentes

O ano letivo já começou para as crianças e para os adolescentes. É importante que os alunos sejam submetidos a um exame oftalmológico completo para detectar possíveis problemas visuais que podem prejudicar o rendimento escolar, como alerta a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).


Conforme demonstram as campanhas realizadas pela SBO e suas filiadas, o número de crianças em torno de 6 a 9 anos de idade, que precisam usar óculos de grau devido a algum problema de refração, passou de 10% para 20%, nos últimos dez anos.
“Toda criança deve ser avaliada por um médico oftalmologista no ínicio do ano letivo, pois muitas delas não conseguem perceber a existência de um problema ocular que precisa ser corrigido e algumas não sabem informar aos responsáveis o que está causando incômodo”, explica o médico oftalmologista, Juliano Perfeito.
Pais e professores devem estar atentos aos sintomas como dor de cabeça, olhos irritados para fazer as tarefas, franzir a testa nos momentos de leitura, falta de atenção e tropeços com frequência das crianças, como orienta o especialista.


“Além de detectar distúrbios oftalmológicos que dificultam o aprendizado e as atividades da criança, o exame oftalmológico completo pode identificar problemas como estrabismo, hipermetropia, entre outros, muitos dos quais podem ser corrigidos ou tratados quando detectados precocemente”, finaliza.

Ainda de acordo com a SBO, 80% da relação do indivíduo com o mundo se dá através da visão. E até os 8 anos de idade, a criança ainda está em formação visual, e por isso devem ser feitas consultas periódicas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;