PUBLICIDADE

0 Nacha Moretto e Jorge Menares farão apresentação especial no Theatro Fernanda Montenegro; Saiba Mais




Para homenagear dois dos maiores grupos da cena musical do Brasil das décadas de 1970 e 1980, Nacha Moretto e Jorge Menares apresentam, dentro do projeto Quarta Clássica, o show “Viva La América – Especial Raíces de América e Tarancón”. A apresentação única será dia 30 de maio, às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas. No repertório, as principais canções de sucesso dos grupos Raíces de América e Tarancón.
Nos cenários brasileiro e tocantinense da atualidade, temas como preconceito racial, intolerância e desigualdade social estão muito presentes, e Nacha Moretto e Jorge Menares, remanescentes do grupo Raíces de América, buscam transformar seus instrumentos musicais e suas vozes em um coro de esperança por um mundo melhor.
Entre os sucessos que serão apresentados ao público no show “Viva La América”, estão letras que denunciam a desigualdade social, como Cio da Terra(Milton Nascimento), e clássicos do cancioneiro latino como Boquita de Cereza (folclore Boliviano), além de composições autorais, a exemplo de Canción a Nicaragua (Jorge Menares).
Outros destaques do repertório são Esperanza y Libertad (Jorge Menares), Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Bastos), Fruto do Suor (Tony Osanah / Enrique Bergen) e Guantanamera (José Martí), todas canções cujas letras e melodias retratam fatos da nossa história, desde a ditadura até a consolidação da democracia.

HISTÓRIA
O grupo Raíces de América surgiu na década de 1970, durante o regime militar no Brasil, com características primordialmente folclóricastanto em seu repertório como na sua formação. Não tardou a conquistar o público estudantil, que na época caracterizava-se pelo engajamento na luta pela democracia. Composto de artistas de vários países da América Latina, o Raíces de América gravou, durante sua trajetória, 11 álbuns, e obteve, em 1982, o segundo lugar no Festival MPB Shell, com a música Fruto do Suor.
Também fundado na década de 1970, o grupo Tarancón foi criado com o objetivo de pesquisar e divulgar a diversidade de ritmos e canções latino-americanas. Executava canções de autores como os chilenos Violeta Parra e Victor Jara, os cubanos Pablo Milanés e Silvio Rodrigues, o argentino Atahualpa Yupanqui e os brasileiros Milton Nascimento e Geraldo Vandré. Um dos momentos de destaque na carreira foi a participação no Festival dos Festivais da Rede Globo, em 1985, com a canção Mira Ira, de Lula Barbosa e Vanderlei de Castro.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;