PUBLICIDADE

0 Alimentação para os bebês: 6 dicas importantes para extrair e armazenar o leite materno





A amamentação exclusiva é primordial na vida do bebê até os seis meses de idade, oferecendo todos os nutrientes e vitaminas que a criança precisa para construir um sistema imunológico saudável, além de suprir suas necessidades nutricionais e psicológicas. Porém, em muitas ocasiões, entre elas o retorno das mães ao mercado de trabalho, o aleitamento não pode ocorrer diretamente no seio.

A extração do leite materno assegura que o bebê tenha a quantidade que necessita de leite da mãe em cada mamada, além de auxiliar no estímulo da produção. A maneira correta de armazenamento também merece atenção especial. É nessa etapa que seguir as orientações corretas garante a não contaminação do leite materno.

Lavinia Springmann, fonoaudióloga e consultora de amamentação da NUK, marca alemã de acessórios para bebês, explica os passos para a extração e armazenamento adequado do leite materno. Confira abaixo.



Extração

1 - Escolha um extrator

Um extrator de leite é o ideal e há diversas alternativas no mercado, incluindo versões manuais e elétricas. A escolha é um processo individual. Vale experimentar e pesquisar o que se adéqua melhor a mãe. É interessante considerar um extrator que já conte com recipiente para o leite, evitando despejar em outro local e facilitando muito o processo.

2 – Atenção para a higienização

Não esqueça: é fundamental sempre higienizar as mãos antes da extração do leite materno. As partes da bomba tira-leite que estão em contato com as mamas, no caso de utilizá-las, também devem ser higienizadas.

3 – Sem ansiedade

Esse é um momento tranquilo e natural. É importante estar em um local aconchegante. É comum ter certa dificuldade nas primeiras vezes, ainda assim, não há motivo para nervosismo. Com calma, será cada vez mais simples.



Armazenamento

1 – Recipiente, um ponto importante

A escolha do recipiente exige precaução. Ser livre de Bisfenol, substância não recomendada por profissionais da área médica, além de contar com tampa e local para marcar a data e horário da extração são algumas das principais características. Algumas bombas extratoras já vêm com recipientes para armazenar o leite.

2 – Evite o microondas

Para utilizar o leite armazenado, o ideal é que ele seja descongelado na geladeira. Em caso de necessidade de uso imediato, o leite pode ser desgelado em banho-maria. Não utilize o microondas. Após descongelado, deve ser aquecido em banho-maria fora do fogo. Não ferva.

3 – Conservação

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que o leite materno (não pasteurizado) seja conservado em temperatura ambiente por até duas horas, em geladeira por até 12 horas e, no freezer, por até 15 dias.




0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;