PUBLICIDADE

0 Tocantins tem dois casos suspeitos de gripe, mas não se assuste; saiba como se vacinar





Dados de 2018, contabilizados até o dia 7 de abril, mostra que já foram registrados no Brasil 286 casos de influenza, comumente conhecida como gripe. Desse total, 117 casos e 16 óbitos foram provocados pelo vírus H1N1, responsável pela pandemia de 2009. Já o H3N2, menos conhecido, registrou, até o momento, 71 casos e 12 mortes no país.
No Tocantins, dois casos estão sendo investigados. Uma dessas pessoas supostamente infectadas veio a óbito no Hospital Geral de Palmas e a outra encontra-se internada na UTI da unidade hospitalar.
Esses dados foram suficientes para que eu providenciasse a imunização da minha família. Minha filha mais nova, de 4 anos, e a minha mãe, entram no grupo prioritário e terão acesso à vacina gratuitamente na rede pública.  Já a minha primogênita, de 10 anos, e eu, tivemos que nos imunizar na rede particular.
A vacinação em Palmas começa na próxima segunda-feira, 23. Idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da área de saúde, professores, detentos, profissionais do sistema prisional e indígenas compõem o público-alvo.
Para aqueles que estão fora do público-alvo, algumas farmácias e clínicas especializadas na cidade oferecem a vacina. O valor varia entre R$ 120 e R$ 170.
Na farmácia em que levei minha filha, de propriedade do jornalista Maykon Paiva, que também é farmacêutico, a dose custa R$ 120. Durante minha passagem por lá, Maykon me explicou as especificidades da vacina  e que detalhes devem ser observados antes da realização da compra da dose. “O consumidor tem que observar se a vacina que está recebendo é a desenvolvida para o ano de 2018, a de 2017 não está válida”, disse.
Além disso, a vacina de 2018 também imuniza contra o tipo H3N2, uma versão que já causou um surto nos Estados Unidos e que é novidade no Brasil.


Cuidados
Além da vacinação, as maneiras importantes de prevenção do vírus da gripe incluem a lavagem frequente de mãos; se estiver doente, evitar ambientes aglomerados e o contágio para outras pessoas; usar sempre lenços descartáveis e desprezar esses lenços; cobrir a boca quando tossir com o antebraço, evitando, com isso, a disseminação do vírus; na impossibilidade da utilização de água e sabão, usar o álcool em gel, que tem uma boa ação para limpeza das mãos; crianças devem ser amamentadas e, se possível, frequentar creches mais tardiamente; não se expor ao cigarro, seja de forma ativa ou como fumante passivo, já que a fumaça é um irritante das vias aéreas e facilita a entrada dos vírus.

PS: A Farmácia do Maykon é a Farmed, credenciada pela Clean, localizada na 804 Sul, em frente ao Bar Della.  O contato é 3214-4550. Liguei em várias clínicas e lá foi o local mais barato.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;