PUBLICIDADE

0 Hoje é Dia do Batom: Conheça as curiosidades desse item queridinho




Hoje é o dia do item queridinho das mulheres: Dia do Batom. Lembrada neste sábado, 29, a data foi criada nos Estados Unidos para homenagear o produto capaz de animar o semblante feminino.

Ele hidrata, ajuda na composição do look, dá um toque especial, quando a cor é intensa, provoca e faz a mulher se sentir poderosa. No entanto, apesar de ser tão comum colorir os lábios, esse cosmético tão pequenino e em forma de bastão, mas tão importante, têm suas curiosidades.

História:
O costume de passar batom tem raízes no Egito. Os primeiros pigmentos vermelhos de óxido de ferro, foram encontrados em túmulos antigos egípcios há cerca de 5.000 anos a.c (antes de Cristo). A rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, prova que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós.
Para se enfeitarem, elas recorriam às alternativas naturais como a “púrpura de Tyr” uma substância que dava um aspecto mais saudável aos lábios.
Além de existirem dicas de como escolher o batom ideal para o tipo de pele, outros fatos curiosos aconteceram para que, passar batom fosse permitido e se tornasse algo comum e prático hoje em dia.

Fatos curiosos
*No século VI, na Espanha, apenas as mulheres das classes sociais mais baixas usavam batom.
*Na Grécia, no século II, uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento.
*Em 1770, o parlamento inglês decretou proibição o uso de pigmentos nos lábios por considerar que esta prática era um artifício que as mulheres possuíam para seduzir e manipular os homens.
*Miss Pearl Pugsley, nos Estados Unidos, aos dezessete anos, foi notícia por ter sido expulsa do colégio por usar batom.
*O batom se tornou objeto de desejo e seu sucesso foi tão grande que em 1930 os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí se espalhou pelo mundo.


0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;