0 Sinusite: Causas, tratamento e prevenção



As chuvas estão indo embora e dando lugar ao período de seca no Tocantins. Nesta época do ano os tocantinenses sofrem com ardência nos olhos e com a sensação de nariz e garganta secos devido à baixa umidade no ar, causando doenças respiratórias.
A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face (espaços localizados ao redor do nariz e preenchidos pelo ar) que estão infectados e inflamados, como explica o otorrinolaringologista, Hugo Rodrigues.
“A sinusite mais comum é a aguda. Geralmente ela é precedida por um quadro gripal ou uma rinite que está fora do controle. Já a Sinusite Crônica, pode ser causada por traumas na face, polipose nasal, rinite alérgica de difícil controle, grandes desvios de septo nasal entre outras”.
“A sinusite Aguda se manifesta com dor na face, obstrução nasal, secreção nasal abundante e purulenta, odor fétido nasal e tosse. O tratamento geralmente é feito com lavagem nasal com soro fisiológico e uso de antibióticos”, aponta o especialista.
A sinusite crônica, quase sempre o tratamento é cirúrgico para resolução do fator causal que está provocando a cronicidade da doença.
Logo nos primeiros sintomas, o paciente deve procurar o médico para inicio do tratamento. “O diagnóstico é feito durante a consulta e baseado na história do paciente e em exames clínicos”, orienta Hugo Rodrigues.



Algumas dicas que aliviam os sintomas da sinusite.
- Tenha o hábito de lavar o nariz com soro fisiológico (principalmente na época de baixa umidade)
- Logo nos primeiros sintomas de gripe ou resfriado, lave o nariz várias vezes ao dia com soro fisiológico
- use umidificador de ar nas épocas de seca
- fique longe de locais com poeira e mofo  
- evite o uso do cigarro e ambientes fechados

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;