PUBLICIDADE

0 Saúde bucal: importante aliado do esportista




Praticantes de esportes, de qualquer modalidade, precisam levar uma vida saudável, cuidar de seus hábitos alimentares e ter um bom condicionamento físico. Neste contexto, a Odontologia do Esporte é uma especialidade que estuda a prevenção e tratamento de lesões e doenças das estruturas bucais que impactam na prática esportiva. O correto funcionamento da mandíbula influencia na função de outros sistemas como o nervoso, o circulatório, o endócrino. O dentista especialista em esportes estuda como esses e outros problemas bucais podem comprometer o desempenho físico do esportista.
É preciso que tenham um organismo equilibrado e o corpo deve estar em perfeita harmonia para que os músculos respondam rapidamente aos comandos cerebrais. “Postura, o correto alinhamento da mandíbula em relação à cabeça, espaço suficiente para a língua, por exemplo, ajudam a melhorar a respiração, diminuindo a carga cardiorrespiratória e aumentando a performance, especialmente se estamos falando de um atleta”, explica dr. Rodrigo Venticinque, da Venticinque Odontologia.
Assim, o tratamento de problemas odontológicos pode significar a diferença entre ganhar ou perder. A respiração bucal, por exemplo, provoca alterações significativas reduzindo a capacidade aeróbica, contatos prematuros deixam a mandíbula mais susceptível a traumas, e infecções na cavidade bucal podem atingir o restante do organismo. Nos atletas isso acontece com maior velocidade, por conta do metabolismo mais acelerado. O desequilíbrio na boca pode afetar outras regiões do corpo, inclusive órgãos vitais, como coração, pulmão, articulação, e pode comprometer a recuperação de lesões musculares.
Em alguns casos é indicado o protetor bucal para reduzir impactos. É aconselhado o atleta utilize um protetor individualizado, confeccionado por dentistas, para melhor adaptação e mais conforto durante a prática esportiva. Além da proteção contra fraturas dentais, também previne fraturas de mandíbula e lesões na ATM – articulações temporomandibulares.
“O atleta profissional deve ter o cuidado de procurar um odontologista que atue em esportes, pois é preciso ter cuidado com a utilização de substâncias ou medicamentos que possam interferir no exame antidoping”, explica Dr. Rodrigo.

Sobre a Dentista - Dr. Rodrigo Venticinque – atua em clinica geral, e nas especialidades de odontologia sistêmica, Prótese Dentária Trabalha com reabilitação oral, implantes, prótese e Visagismo (estética dental). Atende pacientes odontofóbicos e traumatizados, que necessitam de cuidados especiais durante o tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;