PUBLICIDADE

0 Oficina ensina automaquiagem para mulheres com deficiência visual




A impossibilidade de enxergar o próprio reflexo no espelho não significa que mulheres com deficiência visual não possam fazer seu próprio make com perfeição. É com esse conceito que o Jacques Janine e a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual criaram uma oficina para ensinar dicas de automaquiagem às pessoas cegas e com baixa visão. Sob o comando da maquiadora e consultora de imagem da rede de salões, Chloé Gaya, a oficina tem como principal objetivo valorizar a beleza e melhorar a autoestima das participantes. 
Em seis aulas que inclui teoria e prática, a oficina acontecerá todas às quartas-feiras, de 11 de maio a 15 de junho, e surge como uma oportunidade enriquecedora de autoconhecimento, pois ensina as participantes a mapear seu próprio rosto e a identificar seus traços por meio da experiência tátil e de técnicas de maquiagem. Entre os assuntos abordados estão desde a rotina de cuidados de preparação da pele, as funções dos produtos e até os truques de como fazer um delineado. 
“A maquiagem faz parte de nossa imagem pessoal e ela é muito importante, pois influencia na maneira como nos sentimos diante do mundo. Quando nos sentimos mais bonitas, elevamos nossa autoestima e ficamos ainda mais felizes. Nesta oficina, ensinaremos os cuidados com a beleza e a fazer uma maquiagem de maneira prática para o dia a dia e para ocasiões especiais”, explica Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem do Jacques Janine
Conhecendo produtos, cores e texturas 
Com o apoio da Vult Cosméticos, que doou os itens de make para a oficina, as mulheres com deficiência visual serão apresentadas a um mundo de cores, texturas e tendências de maquiagem. Para isto, os produtos serão identificados em braille, sistema de leitura e escrita dos cegos, e em tipos ampliados; e as alunas serão estimuladas pelo tato e por outros sentidos sensoriais, fomentando a importância da autovalorização e a independência das pessoas com deficiência visual no dia a dia. 
Segundo Lilia Giacomini, pedagoga que realiza atendimentos de atividades de vida autônoma na Laramara, a oficina de automaquiagem é uma experiência nova para a Laramara. “Estamos iniciando um projeto que é um complemento de outras ações oferecidas pela instituição no universo das atividades de vida autônoma, para que a pessoa com deficiência visual aprenda a se cuidar melhor e conheça a sua própria identidade. E, quando pensamos em valorizar a beleza, respeitando as características de cada um, também percebemos um avanço nas relações pessoais, contribuindo para inclusão social”, destaca. 
Em seus quase 25 anos de existência, a Laramara ganhou reconhecimento nacional e internacional por seus projetos assistenciais voltados ao desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual no Brasil e na América Latina. Nesse período, assistiu a mais de 10 mil famílias, oferecendo apoio no processo de independência e autonomia nas atividades cotidianas. Também é referência na luta pela inclusão e participação social dessa importante parcela da população. 

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;