PUBLICIDADE

0 Será que é mesmo Celulite? Saiba que nem todas as ondulações na pele, buraquinhos, furinhos são celulite

É muito raro encontrar uma mulher que não tenha celulite nas coxas, no bumbum, barriga ou pernas. Pesquisas apontam que 80% do público feminino, numa escala mundial, têm ou terão algum grau de celulite no decorrer de suas vidas. A celulite é uma infecção na pele com o surgimento de nódulos de gordura, que impedem a boa oxigenação, circulação sanguínea e nutrição das células. A aparência é de uma casca de laranja, com furinhos na pele.
Mas nem toda ondulação na pele, todo buraquinho, todo furinho é celulite. Segundo a Especialista em Pele DraLudmila Bonelli, Fisioterapeuta Dermato-Funcionaldiretora da Clínica Belle Bonelli, as ondulações da pele podem estar relacionadas a quatro coisas diferentes dentro do aspecto celulítico:
1) Flacidez Muscular: a mulher pode apresentar uma flacidez, queda, uma ptose do bumbum com flacidez e parecer que é celulite.
2) Flacidez de Pele: é quando a pele apresenta ondulações que podem ser confundidas com a celulite.
3) Lipedema: surgimento de um edema na pele, inchaço, e esse edema ondular pode parecer com celulite.
4) Fibrose: a fibrose é a alteração da estrutura da pele, ocorre um repuxamento dos tecidos. A fibrose pode causar irregularidades, endurecimento, nodulações, retrações da pele e dor.
“Essas quatro alterações diferentes na pele parecem ser a mesma alteração, o que confunde muito, inclusive a achar que é celulite”, diz. E acrescenta que as pessoas têm condições físicas diferentes, por isso os casos precisam ser analisados.
DraLudmila Bonelli explica que quando o estiramento é associado ao acúmulo de gordura e edema, pode ser diagnosticado como o início da formação da celulite. “Este acúmulo comprime os vasos sanguíneos diminuindo a oxigenação, vascularização e nutrição prejudicando a pele”, afirma.
Estar acima do peso não é o principal fator que leva à aparição da celulite, mas sim a genética, a inflamação dos tecidos e os desequilíbrios hormonais.
Como surge a celulite?
A camada de gordura por baixo da pele é espremida por tecidos fibrosos de colágeno, de modo que pedacinhos de gordura escapam dessa estrutura, dando o aspecto ondulado da celulite.
Dra. Ludmila Bonelli ressalta que tudo começa pela avaliação e diagnóstico preciso de um especialista, pois as mulheres querem se ver livres da celulite a qualquer custo. Esse problema estético começa a partir da adolescência e atinge cerca de 90% das mulheres. Essa realidade só é possível com os tratamentos estéticos específicos para cada caso, aliando quando necessário, cosméticos,  aparelhos, alimentação e  exercícios físicos.
A Especialista em Pele indica o Ultrassom e explica sobre o Efeito Tixotrópico. O tratamento atua na celulite e em cicatrizes aderentes. O Ultrassom apresenta diversas propriedades e efeitos fisiológicos que trazem benefícios em várias afecções corporais. A Dra. Ludmila Bonelli destaca a capacidade que o Ultrassom possui em amolecer estruturas de maior consistência, de liquefazer, de transformar substâncias que estão em estado mais gelatinoso, viscoso em um estado mais fluído, ou substâncias sólidas para o estado gel. Esta propriedade é chamada de Tixotropia.
“O Fibro Edema Gelóide (FEG) é uma afecção corporal beneficiada pelo efeito tixotrópico, levando na diminuição das trocas metabólicas, menor oxigenação tecidual e menor reabsorção de líquido pelos capilares linfáticos, melhorando o edema”, diz.
Além de atuar na celulite, a tixotropia proporciona resultados positivos em cicatrizes aderentes e na consistência tecidual fibrótica. A Dra. Ludmila Bonelli adverte que é indispensável uma anamnese para identificar grau, tipo e predominância de fibrose e edema no FEG.
Radiofrequência é outro recurso utilizado com sucesso na melhora da flacidez da pele, redução da celulite, das rugas, tratamento de cicatriz de acne e estrias.
A Radiofrequência é um tipo de corrente de alta frequência que gera calor por conversão, atingindo profundamente as camadas tissulares promovendo a oxigenação, nutrição e vasodilatação dos tecidos. Os efeitos térmicos da Radiofrequência provocam a desnaturação do colágeno promovendo imediata e efetiva contração de suas fibras, ativando fibroblastos ocorrendo a neocolagenização alterada em diâmetro, espessura e periodicidade, levando a reorganização das fibras colágenas e subsequente remodelamento do tecido.
A celulite também pode ser combatida com os cosméticos, que são verdadeiros aliados, como a Linha CELUX que a médica desenvolveu para tratar as alterações funcionais presentes no “Aspecto Celulítico”, desde a fibrose da celulite até o lipoedema e a flacidez da pele, que envolvem esta disfunção estética, uma vez que o CELUX Home Care contém um blend de ativos fitodrenante, extraído da flor de lótus e rico em flavonoides.
Para quem precisa de drenagem linfática uma opção interessante é aplicar um creme com elementos fitodrenantes que auxiliam na redução e suavização da gordura localizada e da celulite, além de melhorar a circulação e o metabolismo local. Os ativos são: Fucus Vesiculosus, Castanha-da-Índia, Cavalinha, Cafeína, Centella Asiática, Chá Verde e Arnica Montana.
Como a celulite está relacionada ao acúmulo de gordura e a hábitos alimentares e estilo de vida, ter uma boa alimentação é fundamental, já que o organismo precisa de agentes desintoxicantes para eliminar a gordura.
Por isso, vale apostar em alimentos que ajudam a reduzir a celulite ou evitar que ela apareça, como chá verde, melão, morango, framboesa, amora, açaí, goji berry, melancia, abacaxi, açafrão, vitamina C, alcachofra, aspargo, cebola, couve, espinafre, rúcula, entre outros. E ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia. Sem esquecer das caminhadas, bicicleta e natação.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;