PUBLICIDADE

0 Saiba como diminuir o consumo de sal no dia a dia, sem perder o sabor




A cada dia, o brasileiro consome em média 12 gramas – volume considerado alto pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda apenas 5 gramas diários. O uso excessivo deste tempero é indicado como um dos principais responsáveis pelo aumento dos casos de hipertensão arterial sistêmica, doença que já atinge mais de 30 milhões de pessoas no País e que está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares – hoje, a principal causa de mortes entre os brasileiros, de acordo com o Vigitel 2015.

Para mudar este quadro, atitudes simples podem ser adotadas, como ler os rótulos, optar por alimentos com menos sódio e escolher bem os temperos utilizados no preparo das refeições. “Cada vez mais as pessoas se preocupam em cuidar da saúde. Ainda assim, não querem abrir mão do sabor e acabam adicionando mais sal à comida”, explica Elizabeth Vargas, nutricionista da Unilever.

Estudos apontam que até 1/4 de todo o sal que uma pessoa consome no dia é adicionado à comida durante o preparo. Reduzir isso, no entanto, não significa ter pratos sem sabor. As indústrias estão trabalhando para colaborar com essas mudanças e disponibilizando aos consumidores linhas de temperos, como o caldo Knorr Balance, com menor quantidade de sódio. “Com essas opções, não é preciso adicionar mais sal à preparação, pois já conferem sabor à comida. Assim, os alimentos ficam com uma quantidade de sódio equilibrada, sem precisar de outros temperos que contenham sal”, ressalta a nutricionista. E completa: “Muitas vezes, a aparente falta de sal no alimento se deve ao paladar acostumado, e é preciso tempo para mudar essa percepção”. 

A seguir, confira algumas dicas simples para diminuir o consumo de sal:
  1. Sempre experimente a comida antes de acrescentar mais tempero, durante a preparação. Ela pode já estar saborosa e você não se deu conta disso;
  2. Retire o saleiro da mesa, pois isso ajuda a reduzir a vontade de colocar sal no prato;
  3. As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal e podem estranhar se a redução for drástica. Então, procure diminuir gradualmente, pois isso ajuda a se acostumar;
  4. Quando utilizar temperos em pó ou caldo, não adicione sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.

0 comentários:

Postar um comentário

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;