0 Aprenda a se alimentar bem seguindo dicas da medicina chinesa







A medicina chinesa é secular e sua sabedoria é conhecida em todo o mundo. Tradicional, ela prega que os alimentos têm cinco sabores distintos – quente, frio, doce, amargo e azedo – e, cada um, rege um órgão diferente. Por isso, é imprescindível saber combinar ingredientes para manter a saúde e o emagrecimento se torna consequência disso, para emagrecer. Lu Rocha, chef funcional do buffet Well Be, é adepta da filosofia oriental explica que a medicina chinesa indica alimentos  distintos para cada momento do dia.

“O funcionamento do nosso corpo também é regido pelo relógio e, se soubermos explorar os alimentos certos para cada momento do dia, conseguimos emagrecer e atingir a saúde plena”, conta. Para quem quer se recuperar dos excessos do Carnaval, ela indica dois cardápios funcionais para desintoxicar e renovar as energias. Confira:

Para o dia

“O cortisol, que é o hormônio do estresse, é muito alto pela manhã. Então precisamos comer alimentos doces para bloqueá-lo e evitar passar o resto do dia estressado”, explica.  Para o período da manhã – até às 10 horas, aproximadamente – são indicados:

- suco verde feito com maçã (depurativa), cenoura, agrião, couve, limão, gengibre e linhaça

- mingau de aveia com leite de arroz ou de amêndoas, adoçado com açúcar mascavo e canela

Ou

- uma maçã assada com canela

Para o entardecer/anoitecer

Segundo Lu Rocha, é o momento de arquietar o organismo. Precisamos de menos energia, mas nem por isso o carboidrato precisa ser eliminado do prato. Importante que os alimentos consumidos á noite não sejam CRUS, pois requer muita energia para os órgãos digerirem. Ela indica:

- lasanha de massa integral, purê de abóbora cabochan, lentilha refogada com alho e cebola e alho porró em tiras.

“É um prato leve e que combina os nutrientes essenciais indicados pela medicina chinesa”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

Coisas da Erica Lima © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.
;