0 Cheiros que despertam emoções e sentimentos





Quais são as lembranças que um perfume pode trazer? Será que cheiros são capazes de provocar sensações e despertar sentimentos? E um perfume pode revelar traços da personalidade? Ninguém melhor do que a perfumista Verônica Kato para esclarecer essas questões, além de desvendar mitos como fixadores importados.

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela UNESP, Verônica Kato cursou a escola de perfumaria da Dragoco/Symirise, na Alemanha, onde posteriormente atuou como assistente, trainee, perfumista pleno e sênior. Trabalhou também na Quest Flavours and Fragrance (atual Givaudan), na IFF (International Flavours & Fragrances Inc.). É a maior perfumista da América Latina e exclusiva da Natura.

1 – O brasileiro é muito ligado a cheiros. Você pode explicar o porquê dessa relação tão íntima? O que um perfume, por exemplo, pode despertar em uma pessoa?
Verônica Kato Cheiros e perfumes nos levam a lugares, memórias e sentimentos. Perfumar-se é a arte de se descobrir, uma experiência pessoal e sensorial, que envolve todos os sentidos. É algo complexo, cheio de emoções e significados traduzidos de várias formas, de acordo com a história de cada pessoa.

2 – Então um perfume pode revelar algum traço da personalidade já que mexe com as emoções?
Verônica Kato - Com certeza, o cheiro de uma pessoa traduz muito da sua personalidade. Acreditamos que perfumes provocam sensações e despertam os sentimentos mais verdadeiros, porque falam sem palavras. Nos reconectam com a nossa essência, aquilo que é simples, autêntico e realmente importante. Nossas marcas têm conceitos que geram identificação, proximidade e ajudam a expressar quem, realmente, somos e a nos relacionar verdadeiramente.

3 – Quais são os diferenciais da perfumaria Natura?
Verônica Kato - A Natura, líder em perfumaria no Brasil, acredita que se perfumar é uma forma de se descobrir. A empresa tem um jeito único de fazer essa magia acontecer, uma maneira própria de olhar o mundo. E, por meio de seus produtos, expressa o seu modo de cuidar das relações, respeitando a natureza e a emoção de quem os consome. Em perfumaria, a empresa busca construir um portfólio com marcas consolidadas que ofereçam diferentes convites com fragrâncias que carregam conceitos que emocionam e ajudam a as pessoas a se relacionar e a expressar quem são de verdade. As fragrâncias desenvolvidas pela empresa são enriquecidas com óleos essenciais exclusivos, que traduzem a complexidade e a riqueza da biodiversidade brasileira e latina e são verdadeiros “cheiros vivos”.

4 – Como é a aceitação dos cheiros brasileiros nos mercados internacionais. Qual a preferência do mercado nacional e internacional?
Verônica Kato - As fragrâncias desenvolvidas pela Natura só por incorporarem elementos da biodiversidade brasileira, o que a torna exótica, já chamam muita atenção. As pessoas que não conhecem essa perfumaria e de repente têm acesso a ela, se encantam. Esse é o comentário que eu recebo. Todas as fragrâncias têm despertado a atenção, tanto no mercado nacional e principalmente no mercado internacional.

5 – Mas por que as pessoas acham que os melhores produtos ainda são os importados? Há um movimento na produção nacional para mudar esse panorama?
Verônica Kato - A diferença entre a perfumaria nacional e internacional está basicamente ligada às escolhas dos caminhos olfativos. Os caminhos mais frescos, que sempre foram os preferidos dos brasileiros, possuem uma maior concentração de notas de saída - o cheiro que percebemos ao abrirmos o frasco e colocarmos o perfume na pele - que evaporam mais rápido. Já os países mais frios preferem perfumes com caminhos mais adocicados, gourmand e amadeirados que possuem maior concentração de notas de corpo e fundo – mais densas e menos voláteis e que ficam por mais tempo depois da aplicação. Por isso, a ideia de que hoje os perfumes importados são melhores é um mito. Em termos de qualidade, não há diferenças entre os perfumes da Natura e os importados. A Natura é uma empresa inovadora que trabalha em parceria com as maiores empresas de perfumaria do mundo. Temos dentro da Natura um laboratório com os mesmos ingredientes usados por empresas do mundo todo. Os perfumes da linha Amó, por exemplo, foram criados em parceria com perfumistas renomados internacionalmente, como Stephen Nielsen da Givaudan, e Pascal Gaurin, Pierre Wargnye e Marion Costero, da IFF.

6 - O que deve ser levado em consideração na hora de escolher um perfume?
Verônica Kato - A escolha de um perfume é muito pessoal. As pessoas escolhem a fragrância de acordo com seu gosto individual e não de acordo com sua personalidade. É preciso estar atento ao fato de que uma mesma fragrância pode apresentar características distintas, dependendo da pele da pessoa.

7 - Existe fixador para o perfume?
Verônica Kato - Fixador é um mito, nenhum perfume contém. O tempo que o perfume permanece na pele está relacionado à sua performance. Por isso, é preciso estar atento ao fato de que uma mesma fragrância pode apresentar características distintas, dependendo da pele da pessoa. Isso acontece porque cada um de nós tem uma química própria, que interfere no perfume. E é justamente esta característica que torna uma mesma fragrância única, pois a mesma essência pode emanar um cheiro diferente em cada pessoa. Outros fatores que também influenciam na nossa pele são a melanina, que é a substância química responsável pela nossa cor, a hidratação, pois quanto mais hidrata a pele, por mais tempo a fragrância permanece e a alimentação, já que de certa forma nós transpiramos o que comemos. Se ela for rica em pimentas ou peixes transpiraremos odores diferentes que irão compor o perfume que usamos.

8            – Mas existem determinados ‘tipos’ de perfumes que fixam mais?
Sim. Os produtos que apresentam melhor perfomance são aqueles que tem um equilíbrio entre as notas de saída, corpo e fundo e possuem em sua composição notas de fundo de moléculas  mais pesadas, ficando portanto mais tempo na pele. Quanto maior a concentração de óleos essenciais da fragrância, maior a sua performance. Por exemplo, o perfume ou parfum possui a maior concentração de essência, entre 18% e 20% do volume total, enquanto o Spray Corporal Perfumado ou Splah possui baixa concentração de essências, 7% no máximo.
9            – Há certos lugares no corpo em que o perfume deve ser passado? Qual a maneira correta de usar o perfume?
Verônica Kato - Os melhores lugares para se passar perfume são onde a circulação sanguínea é maior: na nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobra do braço. Evite o contato com as mucosas e os olhos.

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